Assim o homem, que dedicou parte de sua vida para ajudar o próximo, é lembrado pelos filhos Leonardo e Giordano

Uma pessoa de personalidade ímpar, sempre disposto a colaborar com o próximo. Assim foi José Carlos Moro, 60 anos, empresário, economista aposentado, natural e morador de Bento Gonçalves. Exemplo de pai e profissional, Moro faleceu no dia 31 de maio, após uma longa luta contra o câncer.

Moro dedicou praticamente toda a sua vida para ajudar o próximo. “Meu pai trabalhou em diversas empresas em Bento Gonçalves exercendo a área de contabilidade, e um de seus sonhos era ter um escritório”, lembra o filho Leonardo Cechet Moro. Este objetivo de vida foi conquistado por ele há quase 20 anos, quando, com mais dois sócios, inaugurou a Centrotec Assessoria Contábil, que recentemente mudou de endereço. “Ele ficou muito feliz e orgulhoso da conquista e apresentou para toda a família o novo local de trabalho”, frisa.

O bento-gonçalvense teve papel importante também no voluntariado, ajudando sempre que podia. “Tínhamos um irmão especial, o José Carlos Moro Júnior, já falecido, e, por isso, nosso pai auxiliava de forma voluntária na área contábil da Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (Adef). Ele amava muito o que fazia”, conta. Além disso, muitas pessoas o procuravam em busca de auxílio, principalmente na questão de emprego. “O pai ajudou muitas pessoas que estavam em busca de emprego. Essa história se repetiu por muitos anos, pois ele tinha este espírito generoso”, pontua.

Trabalhar com amor sempre foi o lema da vida de Moro. E é justamente isso que deixa os familiares e amigos mais orgulhosos. “Ele sempre foi uma pessoa simples, humilde, soube reconhecer seus erros e limitações. Nas reuniões da empresa ele sempre falava que os colaboradores deveriam trabalhar com amor e é justamente isso que tentamos seguir, este legado e ensinamentos que deixou”, salientam Fábio Zecchin e Cristiano Guarnieri, sócios da Centrotec.

A fé também era um ponto muito forte na vida do economista aposentado. “Ele sempre acreditou muito em Deus. As vezes perguntávamos o que fazer em determinada situação, e ele sempre falava para orarmos. Esse legado para nós é muito precioso”, destaca Leonardo. E este exemplo, segundo ele, ficou muito claro quando diversas pessoas falavam para os filhos sobre a sua representatividade. “Ele foi exemplo de fé, humildade, trabalho e força de vontade”, relembra o filho Giordano Cechet Moro.

Momento marcante

Segundo os filhos, um dos momentos mais marcantes de sua vida, além da conquista do escritório contábil, foi o famoso “jogo da neve”, entre Esportivo e Grêmio. “Nevou na hora do jogo e ele contava com muito orgulho que tinha participado da partida preliminar do jogo. Para ele foi gratificante e marcante participar daquele momento que fez parte da história da comunidade”, diz Leonardo.

De acordo com os filhos, o pai fez tudo que desejava fazer. “Graças a Deus, ele disse que cumpriu todos os objetivos de sua vida”, finaliza.