Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo, que ocorre em cinco cidades da Serra Gaúcha de 8 a 10 de outubro. Para participar, os interessados devem acessar o site do evento (www.congressoenotour.com.br), no menu ?Inscrições?. O investimento varia de R$ 50 a R$ 150, conforme a quantidade de atrações que o congressista optar por participar.

Com programação nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul, a edição aborda o tema ?O composto da oferta Enoturística?, reunindo palestrantes da América e da Europa. O é objetivo discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística, apresentando cases de sucesso do novo e velho mundo.

O público alvo são profissionais da cadeia enoturística, como produtores de uva e vinho, hoteleiros, diretores de empreendimentos gastronômicos, críticos e amantes de vinho, além de estudantes de áreas do setor. O secretário executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, aponta que congresso é uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos em todas as áreas que permeiam o enoturismo. ?A partir das experiências e dos estudos que serão apresentados, daremos mais condições a empreendedores interessados em implementar ações e projetos estratégicos para o crescimento do enoturismo na Serra Gaúcha?, diz.

Sua afirmação tem como base uma pesquisa recente encomendada pelo Ibravin, onde 25% das vinícolas da Serra Gaúcha que responderam ao questionário afirmaram que já desenvolvem atividades voltadas ao enoturismo. Outros 40% pretendem atuar no setor nos próximos cinco anos. ?E sabemos que as ações não precisam se concentrar apenas nas vinícolas. Outros empreendimentos ligados ao ramo, como hotéis e restaurantes, também podem desenvolver ações que fomentem o setor. Por isso a necessidade de reunir toda a cadeia?, salienta.

O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Ibravin e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sebrae, Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Bento Convention Bureau e Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.

Congresso

De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, visando à discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios.