Os hospitais de Garibaldi e Farroupilha receberam, na terça-feira, 30, uma nova remessa de medicamentos que integram o chamado kit intubação. Os insumos foram enviados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e são utilizados em pacientes acometidos pela covid-19 e que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). As entregas foram realizadas pelo 3º Batalhão do Exército de Nova Santa Rita. No total, são mais de 84,3 mil ampolas, dividas entre 70 hospitais de 58 municípios do Estado.

De acordo com as informações, o Hospital São Pedro, de Garibaldi, recebeu 75 ampolas de rocurônio, medicamento que facilita a intubação traqueal em procedimentos de rotina e indução de sequência rápida de anestesia, bem como para relaxar a musculatura esquelética durante as intervenções cirúrgicas.

Já o Hospital São Carlos, em Farroupilha, além de receber também a mesma quantidade de rocurônio, recebe ainda 125 ampolas de atracúrio, outro medicamento indicado como adjuvante da anestesia geral para facilitar a intubação endotraqueal e propiciar o relaxamento da musculatura esquelética ou a ventilação controlada.

Esta é a maior remessa de medicamentos distribuídos desde o início da pandemia. O monitoramento da situação dos hospitais, quanto à falta de medicamentos é realizado semanalmente. A ação de rotina visa acompanhar a quantidade de cada um na rede hospitalar, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado do RS.

Foto: Divulgação / Exército Brasileiro