O Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, divulgou, nesta quarta-feira, 31, que em um ano, após o registro do primeiro caso de coronavírus na cidade, a instituição registrou mais de 500 internações de pacientes positivados pela doença. Os números mostram que desde o dia 14 de abril de 2020, quando o primeiro paciente necessitou de suporte hospitalar, outros 532 pessoas passaram pelo local.

Segundo a direção da instituição, dos 533 pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo coronavírus, 421 receberam alta e nove ainda seguem internados. Outros 96 pacientes que tiveram agravamento do quadro clínico foram transferidos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em outros locais e sete acabaram falecendo.

Conforme a gestora do hospital São Roque, Cátia Argenta, o trabalho diário e organizado das equipes foi determinante para os resultados positivos, quando o assunto é a recuperação dos pacientes da covid-19. “Este foi o ano mais desafiador da vida de todos os profissionais da saúde. Mas são justamente os desafios que nos fazem evoluir. Hoje sinto que estamos muito mais preparados para encarar não apenas o coronavírus, mas qualquer outra patologia. Aprendemos a trabalhar de forma orquestrada para ajudar a salvar o máximo de vidas”, garante.

Atendimento Fast Track em Carlos Barbosa ultrapassa os 5,4 mil

Além das internações, o número de atendimentos realizados no ambulatório Fast Track, instalado desde março do ano passado, no estacionamento da instituição barbosense, chegou a 5.446, uma média de, aproximadamente, 15 consultas por dia de pacientes que apresentaram sintomas semelhantes ao do novo coronavírus. O local foi implantado para isolar o fluxo de pacientes com sintomas respiratórios de outras pessoas que buscaram a instituição por outros motivos de saúde.

Foto: Alexandre Brusa / Divulgação