Caravana de Bento Gonçalves está prevista para sair às 13h, ao lado da Polícia Federal, acesso Pipa Pórtico, rumo à Marcha das Famílias da Serra

Por Ana Inês Facchin

O Semanário apurou que um movimento espontâneo, conseguiu em poucos dias formar uma grande mobilização em toda a região da Serra Gaúcha via redes sociais para se manifestar na tarde desta quarta-feira, 31 de março, em frente ao 3º Grupo de Artilharia Anti-Aérea (GAAE), em Caxias do Sul. Segundo Márcia Rohr, professora e uma das voluntárias que estão na organização, o objetivo da manifestação pacífica, denominada Marcha das Famílias da Serra Gaúcha, é também de entregar um documento ao Tenente Coronel Alan de Paiva Carvalho, Comandante do 3º GAAE.

O documento refere-se à data de 31 de março de 1964 quando, atendendo ao clamor da população brasileira, amplamente expresso à época pela Marcha das Famílias, as Forças Armadas restabeleceram a ordem no país que encontrava-se no caos e sem presidente há vários dias. No documento é feito um agradecimento e também um apelo para que o Exército atenda no que for preciso o Governo Federal, na pessoa do Presidente da República, e novamente se restitua a ordem e o respeito à Constituição Federal, em um novo socorro, agora, às famílias brasileiras.

Cidades e Roteiro

Caravanas de pelo menos dez cidades da Serra já estavam confirmadas até o fechamento dessa edição e estão mobilizadas para ir mesmo que possa chover: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Petrópolis, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos são algumas delas.
As caravanas de Bento, Barbosa, Garibaldi, Monte Belo, Pinto Bandeira e Santa Tereza irão se encontrar no Trevo da Telasul e seguir juntas a solo caxiense, onde serão recebidas pelas caravanas de Caxias e demais cidades na Faculdade Anhanguera, às 14h30min. A carreata segue ao Parque Cinquentenário e, de lá, se não chover, segue a pé até o 3º GAAE, que é próximo.

Toda a movimentação está bem organizada, os órgãos de segurança e o comando do 3º GAAE estão cientes e passaram as regras de comportamento para a manifestação espontânea e entrega do documento. Vários voluntários estarão colhendo no percurso a assinatura dos que quiserem também assiná-lo.

“Esse momento é muito importante”, diz Márcia Rohr, “porque irá mostrar ao Brasil o quanto a Serra Gaúcha está sofrendo. Há muitas pessoas passando fome, comerciantes fechando as portas, desemprego por medidas de combate à pandemia que não estão funcionando, pelo contrário, só piorando a situação. Mas nessa quarta vamos ao Exército para agradecer pelo que fez em 31 de março de 1964 em defesa das famílias brasileiras e fazer um apelo, humildemente, para que nos defenda de novo, agora, e faça o que for preciso junto com o Presidente Jair Bolsonaro. A situação não pode mais ficar pior do que já está, as famílias não merecem isso que estão vivendo”. Outros pequenos comerciantes estão mobilizados nessa manifestação, espontaneamente.

Fotos: Ana Inês Facchin