Prefeito ressalta o que foi concretizado em 2022 e revela o que será desenvolvido a partir deste ano

O município de Pinto Bandeira, que conta com uma população estimada de três mil habitantes, destaca-se pela produção de vinhos e espumantes de qualidade, além da excelência no cultivo de pêssegos, ameixas, uvas, entre várias outras frutas e olericulturas importantes para a região.
O ano começa repleto de propostas apresentadas pelo prefeito Hadair Ferrari, que pontua projetos realizados em 2022 e o que está em andamento para 2023.

Educação
No âmbito educacional, o prefeito relata que em sua gestão passada, já havia concluído a creche do município, mas faltavam móveis e acabamentos, conseguindo inaugurá-la em fevereiro de 2022. “Segundo a 16ª Delegacia de Ensino, temos a melhor escola infantil municipal dos 25 municípios em que eles atuam. E realmente o externo é dez, mas o interno é nota mil, é lindo”, destaca.

Infraestrutura
Quando o assunto é obras e infraestrutura, Ferrari ressalta que o maior objetivo é a pavimentação de um à dois quilômetros de via asfáltica em cada comunidade de Pinto Bandeira, beneficiando a população do interior. “Nesses primeiros dois anos já concluímos as linhas Santa Cruz e Sobra, além de ter sido licitado para a linha Amadeu, que vai ser executado até março. A entrada de Pinto Bandeira também já foi apresentada em 15 de dezembro e a obra será realizada até o primeiro semestre, de onde estamos construindo o pórtico até o paralelepípedo”, informa.
De acordo com o prefeito, no início deste ano também serão licitadas as Linha Amadeu e 40. “Para os próximos dois anos, também planejamos pavimentar a Linha Silva Pinto Norte e o Burati. Vamos deixar cerca de 80% do asfalto finalizado até o final de nossa gestão, faltando somente alguns trechos em comunidades que tem a capela um pouquinho mais afastada, como a Linha Brasil”, completa.
Também para 2023, Ferrari conta que pretende inaugurar o pórtico. “É a coisa mais linda, todos os municípios deveriam ter o seu cartão de visita e agora vamos tê-lo”, afirma.

Saúde
A autoridade municipal reitera que em 2023 será inaugurado o novo posto de saúde, que terá 750 m² de área construída. “Para nós é um mini hospital, é gigante. No momento temos uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de 150 m², imagina com 750 m², vai ser enorme e maravilhoso de trabalhar lá. Vamos poder investir mais na saúde, porque hoje somos obrigados a atingir 15%, mas estamos alcançando em torno de 17%, por causa dos investimentos que a gente faz no posto de saúde, com recurso próprio”, pondera.
Conforme Ferrari, para os próximos anos, uma vez que já estará tudo concluído, pretendem colocar mais médicos e aumentar o horário de atendimento. “Vamos funcionar de igual para melhor do que um hospital particular, que quando precisem fazer um check-up analisem que é mais gratificante fazer pela prefeitura, que é mais rápido do que fazer pelo plano de saúde”, valoriza.

Conquista da DO
Em 2022, Pinto Bandeira recebeu a Denominação de Origem (DO), sendo a primeira localidade brasileira a ter essa consagração para espumantes. Segundo Ferrari, desde 2012 a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) trabalhava para conseguir essa conquista. “No dia 29 de novembro o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos deu essa alegria e o troféu veio ao encontro do município. O prefeito só levou as honras, mas quem batalhou e conquistou foi a Asprovinho. Quero cumprimentar o atual presidente, Daniel Geisel, por estar envolvido neste trabalho tão bonito”, declara.
A partir disso, o prefeito acredita que o produtor vai destinar parte de sua área para produzir, em espaldeiras, variedades de uvas especiais para espumante. “Duas delas são a Pinot Noir e a Chardonnay, que seu cultivo tem todo um regramento. Tem que estar acima da altitude que é denominada e possui até uma quantidade específica de produção por hectare, pois é produzida com qualidade”, prevê.

Turismo
Além de visitantes a procura de experiências, como a de beber um espumante produzido dentro da denominação de origem, o gestor municipal destaca o sucesso dos novos empreendimentos na área turística. “Somos um município mais novo, mas, mesmo assim, bem desenvolvido, que recebe o turista com carinho e com atendimento do próprio proprietário. É isso que eles querem e vão nos procurar com afeição”, sustenta.
Além disso, ele realça que há um grande desenvolvimento com as cabanas e espaços de hospedagem. “Quero parabenizar os chalés da La Pinta, eles deram início e agora todo mundo está correndo nesse sentido, que bom que o pessoal está evoluindo bastante”, elogia.

Eventos
Para 2023, a agenda de eventos está repleta de datas com atrativos para os turistas. “Em março, vamos fazer o encerramento da safra da uva e pretendemos realizar, junto com o Rotary Club, a confecção de uma tonelada de uvada na praça. Queremos que isso fique registrado no livro Guinness World Records, pesquisamos e ninguém nunca fez essa proeza”, revela. O objetivo é envolver todas as comunidades e cada uma irá fornecer em torno de dois a quatro tachos de uva. “Vamos precisar de 40 tachos, 25 kg cada um, totalizando uma tonelada. Também vamos ter fornos para fazermos o pão que iremos saborear com o doce da fruta”, esclarece.
Em abril, no mês do aniversário da cidade, haverá a Escolha da Rainha para a Festa do Pêssego que ocorrerá em janeiro de 2024. “A última edição foi em 2019 e foi fantástica. Cobrimos o centro da cidade ao entrono da praça e da igreja com barracas, pretendemos fazer o mesmo”, diz.
Em novembro, o prefeito salienta que almeja fazer a inauguração do pórtico e, juntamente, realizar o Festival do Espumante. No último mês do ano, dezembro, será feito o Merendin de La Pinta, evento que já foi realizado em 2022. “Ele surgiu ano passado, com uma iniciativa da Associação das Artesãs de Pinto Bandeira, foi fantástico. E agora, para 2023, vamos ter força para auxiliá-las junto ao poder público”, valoriza.

Apoio ao agricultor
Hoje, Pinto Bandeira fornece um terço das uvas que vão para a Vinícola Aurora, que é a maior cooperativa da América Latina. Conforme Ferrari, os produtores também vendem frutas para as vinícolas locais, como a São João e a Nova Aliança.
Ademais, o município ajuda os agricultores com 20 horas de máquinas, brita, retroescavadeira, trator, entre outros equipamentos. “Tem um subsídio gigante, a cidade auxilia e certamente o pessoal vai renovar seus parreirais por conta da conquista da DO. Então, aqui Pinto Bandeira, com o asfalto que a gente está fazendo no interior, há mais segurança para o nosso jovem permanecer e dar continuidade ao investimento que os pais fizeram na agricultura”, incentiva.