Prefeito avalia as ações desenvolvidas em 2022 nas diversas áreas socioeconômicas e revela o planejamento para este ano

O pequeno município de Monte Belo do Sul, que conta com cerca de 2.530 habitantes, reserva muita cultura e valorização do trabalho dos agricultores, e tem crescido em diversas áreas.
Com o findar de 2022, o prefeito Adenir José Dallé destaca que o ano foi positivo e que vários objetivos de sua gestão foram atingidos. “Foi feito um belo trabalho e posso dizer que conseguimos atingir as expectativas do ano. Encerramos no azul, com um superávit”, enaltece.

Infraestrutura
No que tange a realização de obras, Dallé salienta a pavimentação de ruas. “Conseguimos dar andamento a uma série de obras como, por exemplo, o asfaltamento que está beneficiando mais três comunidades”, aponta.
Outro projeto, que já está em andamento, é o asfaltamento das localidades do interior até a sede. “Já temos a empresa contratada que vai fazer o projeto de 14km de pavimentação. Agora estamos na fase inicial e depois vamos tentar buscar recursos. Com isso, conseguiremos atender 100% das comunidades”, conta.
Além disso, o gestor revela que está no planejamento a manutenção da disponibilização de água para toda a população. “Como a cidade está crescendo, pretendemos continuar investindo fortemente nisso. São loteamentos novos e mais famílias morando no município, então estamos priorizando a substituição das redes e a perfuração de novos poços artesianos. Sabemos da problemática da estiagem, portanto, em 2023 também temos previsto, com o apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), realizar a abertura de pequenos açudes e estamos construindo um reservatório de água. Trabalharemos junto com a Emater também na questão da irrigação, que é muito importante para o agricultor”, ressalta.

Saúde e educação
O gestor municipal relata que em 2022 houve um avanço nas áreas da saúde e educação. “Praticamente zeramos a fila de espera para cirurgias de alta complexidade, que era um problema. Conseguimos também fazer isso no âmbito educacional, pois estamos deixando pronta a nova escola para este ano”, menciona.
Conforme Dallé, o novo espaço educacional será o primeira do município a disponibilizar atividades no contraturno. “É uma expectativa muito grande, porque os alunos saem da pré-escola, já entram no primeiro ano do fundamental e vão ficar conosco até o quarto ano. O dia inteiro com oficinas, em turno integral. Isso favorece muito as crianças, que vão estar o dia inteiro na sala de aula. É um ganho principalmente as famílias que trabalham e não tem onde deixar os filhos. Assim, essa nova escola vai beneficiar os estudantes e os pais também”, complementa.

Retomada dos eventos
Depois de dois anos de pandemia, segundo o prefeito, o ano de 2022 marcou a retomada do calendário de eventos do município. “Realizamos duas edições do Festival Vieni Vivere La Vita e o Polentaço, que foi um sucesso, com uma grande quantidade de pessoas presentes”, comemora.

Turismo
Dallé ressalta o incremento das atividades turísticas. “A cada dia que passa são novos empreendedores, seja na agroindústria ou nas pequenas vinícolas. Hoje contamos com mais de 53 pequenos empreendimentos no município voltados ao turismo”, analisa.
Conforme o representante do Executivo Municipal, em 2023 será realizado um trabalho forte de embelezamento da cidade, com portal novo e mirantes. “Além disso, temos toda a preparação do interior, porque estão surgindo novos empreendimentos, com investimentos em pousadas e restaurantes. Nosso objetivo é pelo menos pavimentar o trajeto das comunidades até a sede”, enfatiza.
Para ele, a cidade tem um grande potencial turístico. “Não tenho dúvidas que Monte Belo será destaque na área do turismo da região. Estamos trabalhando com vários projetos e percebendo também o retorno da juventude, que havia saído para buscar outras oportunidades fora daqui, voltando para abrir seu pequeno negócio na propriedade da família. Tivemos várias inaugurações de vinhos coloniais neste ano”, celebra.

Planejamento para 2023
O prefeito conta que, em parceria com outros municípios, está sendo organizado um calendário regional de eventos. “Estamos buscando que todo fim de semana tenha promoções nas cidades de forma alternada e que tenha uma integração entre os municípios”, sublinha.
Além disso, ele compartilha que Monte Belo do Sul já está se preparando para a Vindima. “É a nossa maior festa. O festival é um evento dos empreendedores que a gente faz e está marcado também para novembro deste ano. Estamos planejando criar outro evento em março, no aniversário do município. Pensamos em algo para o pessoal vir curtir o pôr do sol no mirante, que ficou muito bonito”, expõe.

Agricultura
Dallé destaca que a agricultura é a maior receita de Monte Belo do Sul. “Sempre damos uma atenção muito especial para os agricultores, principalmente agora na safra. Estamos fazendo um trabalho muito forte de recuperação de algumas estradas de chão batido que vão até as propriedades. O município é forte na produção de uvas e todos os anos disponibilizamos programas de máquina, que o pessoal usa para a renovação de parreirais”, salienta.
Para 2023, a perspectiva é de uma boa safra da uva. “É uma geração que ainda trabalha muito para manter essa tradição. A expectativa é de uma safra boa, o tempo acompanhou bem. Uma boa colheita para os agricultores, e de contrapartida, receita para o município”, finaliza.