Prefeito da Capital Nacional do Vinho analisa as ações desenvolvidas ao longo de 2022 e prospecta as atividades que serão feitas em 2023

Um novo ano iniciou e com a chegada dele, novas metas são traçadas, sejam em âmbito pessoal ou empresarial. Com as gestões municipais também não é diferente. O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, analisa como Bento Gonçalves se destaca e se consolida anualmente, por meio dos esforços de muitas mãos.
Para ele, em 2023 ainda há muito para crescer e desenvolver. “Tenho convicção de que os avanços promovidos na cidade permitirão que o trabalho da nossa gente floresça ainda mais. O ano seguirá com a pavimentação de vias no interior e na cidade, ampliação de vagas na educação e avançaremos na estrutura pública de saúde. O cuidado com a cidade seguirá intenso com os mutirões. E assim, seguimos levando Bento para frente”, considera.
Siqueira também relata que a cidade ganhou muito com o último pleito eleitoral. “Sem dúvidas, a maior conquista de Bento Gonçalves foi alcançada com a vitória de Guilherme Pasin como deputado. Depois de mais de trinta anos, a Capital Nacional do Vinho, terá um representante da cidade para nos auxiliar na busca de recursos e apresentar as demandas da Serra Gaúcha na Assembleia”, enfatiza.
Quanto aos governos, o prefeito defende que é necessário pensar cada vez mais no município. “Temos que ter otimismo, que o governo federal consiga ser sério e que mantenha o Brasil crescendo também. Isso independe da minha linha política, da minha ideologia e do governo federal. É preciso defender Bento Gonçalves e a nossa região, e buscar investimentos, recursos e ações junto ao Governo do Estado e Federal”, pontua.

Resumo de 2022
Conforme Siqueira o ano que passou foi de muitas conquistas e avanços para Bento Gonçalves. “Quando falo isso, é porque tenho a convicção que os investimentos realizados ajudaram a fazer com que todos sentissem cada vez mais orgulho de viver aqui. E para que isso acontecesse foi preciso reorganizar metas, processos e focar em áreas fundamentais”, explica.
Ele lembra de algumas ações que foram efetivadas e que auxiliaram a melhorar a rotina dos bento-gonçalvenses. “A gente realizou obras, ampliou o cuidado com a saúde, sendo feito o que sempre destaco: o simples com excelência, mantendo a Prefeitura próxima do cidadão. E para cuidar da cidade, durante o ano, foram mais de 50 mutirões aos sábados e noturnos. Um trabalho, que particularmente gosto muito, é o serviço de limpeza, pintura e conserto de uma calçada. São ações que fazem a diferença no dia a dia de quem mora no bairro. Isso é o que importa”, realça.
No que tange a infraestrutura, o prefeito lembra que foram mais de R$ 30 milhões na pavimentação e repavimentação de ruas e avenidas. “Esse é um ponto que a gente já começou a avançar com a recuperação de asfaltos que tínhamos, que já estavam há muito tempo se desgastando. Também foi construída a terceira pista da Aristides Bertuol, melhorando o trânsito de veículos e a segurança de quem passa pelo local”, recorda.
Siqueira também aponta que o foco em algumas áreas fundamentais é imprescindível. No caso, se tratando de educação, foi um grande desafio. “Foi preciso recomeçar e trabalhar as perdas da pandemia. O que fizemos? A gente investiu em um material padronizado e um centro especializado para trabalhar com os alunos com dificuldades. Acredito que podemos transformar a educação de Bento em uma das melhores do país nos próximos anos, e o trabalho já iniciou”, revela.
Quanto à saúde, algumas prioridades foram elencadas. “A gente tem que ter uma saúde SUS mais robusta, mais estável também, e isso é uma coisa que vamos avançar nos próximos dois anos. Estão em andamento as obras do Hospital Público e a revitalização da estrutura do antigo Galassi. Além disso, organizamos todo o setor para, inclusive, ter o cuidado com o bem-estar animal”, aponta.
O interior também recebeu investimentos que contribuem cada vez mais para o desenvolvimento. “No sentido de proporcionar estradas bem cuidadas para escoamento da safra, incentivo para produção em espaldeiras, cadastramento do GPS Rural. E, neste sentido iniciamos a pavimentação de vias em todos os distritos com o financiamento de R$ 25 milhões. Obras que ganham força neste ano”, conclui.