A Medida Provisória (MP) que libera crédito extraordinário de R$ 20 bilhões para a vacinação contra a covid-19 foi assinada nesta quinta-feira, 17, pelo presidente Jair Bolsonaro. Os recursos serão destinados para a compra das primeiras doses das vacinas, que tenham autorização e comprovação de eficácia pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além dos demais insumos, logística e material para comunicação.

Durante a cerimônia, Bolsonaro voltou a garantir a vacina de forma gratuita e voluntária.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o recurso liberado não é destinado a alguma vacina específica e poderá ser utilizado conforme o planejamento e as necessidades do Ministério da Saúde.

Na quarta-feira, 16, o governo apresentou o plano nacional de imunização contra a covid-19, que pretende vacinar, num primeiro momento, cerca de 50 milhões de brasileiros, que se enquadrem nos grupos considerados prioritários pelo ministério da saúde para receber o imunizantes.

Ainda não há uma data para iniciar a vacinação, visto que, nenhuma vacina teve autorização emergencial para uso no país. A expectativa é que as pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas até o fim do primeiro semestre de 2021.

Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado pelo ministério na quarta-feira, 16, mais de sete milhões de brasileiros já foram infectados pela doença desde o início da pandemia, onde 183,7 mil pessoas não resistiram às complicações da doença e 6,1 milhões já são considerados clinicamente recuperados.

Foto: Reprodução