Sem prazos estipulados e aguardando aprovação de registros pela Anvisa, documento elaborado pelo Ministério da Saúde deve imunizar cerca de 50 milhões de brasileiros

Com expectativa de imunizar cerca de 50 milhões de brasileiros contra a covid-19, o governo federal apresenta, nesta quarta-feira, 16, às 10h, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina. No documento, serão mais de 108,3 milhões de doses disponibilizadas em um primeiro momento, já que para a eficácia dos imunizantes ocorrer é necessário a aplicação de duas doses, num intervalo de 15 dias. Conforme o governo, a vacinação será dividida em quatro fases.

O plano foi dividido em 10 eixos e abordam informações sobre a população-alvo para receber as doses, quais imunizantes já foram adquiridos pelo governo, além de apontamentos sobre os insumos que estão em processo de pesquisa. O documento também fala sobre a operacionalização, esquema logístico de distribuição das vacinas e as estratégias de comunicação para divulgar as etapas. Apesar disso, o Ministério da Saúde não informa uma data para início da aplicação das vacinas. No Brasil, nenhuma vacina teve sua certificação de eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o momento.

Apesar disso, o documento prevê que a fase inicial da vacina dure aproximadamente quatro meses. A expectativa é de que para imunizar cada grupo prioritário sejam necessários 30 dias de vacinação. A meta é imunizar a população em geral no período de 12 meses. Porém, tudo dependerá da quantidade de doses entregues pelos laboratórios. Atualmente, as vacinas dos laboratórios Astra Zeneca, Jansen, Sinovac e Pfizer estão na terceira fase de testes, que antecede o pedido de registro na Anvisa. 

Grupos prioritários

De acordo com o Plano Nacional, o primeiro grupo prioritário, a ser vacinado na fase 1, é formado por trabalhadores da saúde (5,88 milhões), pessoas de 80 anos ou mais (4,26 milhões), pessoas de 75 a 79 anos (3,48 milhões) e indígenas com idade acima de 18 anos (410 mil).

A fase 2 é formada por pessoas de 70 a 74 anos (5,17 milhões), de 65 a 69 anos (7,08 milhões) e de 60 a 64 anos (9,09 milhões).

Na fase 3, a previsão é vacinar 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Na fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior (2,34 milhões), forças de segurança e salvamento (850 mil) e funcionários do sistema prisional (144 mil). O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados.

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Distribuição das doses aos Estados e Municípios

Após aprovação das vacinas que estão em testes, o governo elaborou um esquema de recebimento, armazenamento, expedição e distribuição dos insumos, envolvendo aeroportos e empresas de aviação que já firmaram acordos com o governo para o transporte aéreo das cargas aos estados.

Pelo plano, a frota será rastreada 100% por satélite e a segurança do transporte, em determinadas situações durante o deslocamento, ocorrerá por conta da União.