A partir do ano que vem, todas as universidades e institutos federais passarão a emitir o diploma digital. Com a mudança, o documento poderá ser armazenado integralmente no formato eletrônica, facilitando a vida do aluno formado e das próprias instituições de ensino. A expectativa é de que até o final de 2021, as 69 faculdades e 41 instituições da rede federal comecem a emissão do certificado. O anúncio da novidade ocorreu na quarta-feira, 16, e foi feito pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), após a implantação na rede federal de ensino, o processo será oferecido também às instituições privadas de ensino superior. Com a novidade, o governo estima a desburocratização do processo de geração e emissão do documento, além da economia de tempo e custo do serviço.

Para evitar fraudes, o ministro disse que o diploma digital oferecerá maior autenticidade do documento. Segundo ele, algumas universidades privadas já possuem a ferramenta, porém, o MEC entende que a centralização da sistemática, impede possíveis fraudes e falsificações.

Foto: MEC / Divulgação