Uma relação de muita confiança, amor e sinceridade. Assim é o dia a dia da mamãe Gisele Cristina Bortolini com os filhos Augusto Bortolini da Costa e Vicente Bortolini da Costa. Uma mãe que se define “durona” e exigente, que gosta das coisas certas, mas que procura sempre dizer aos seus meninos o quanto os ama e quanto é importante que eles sejam responsáveis pelos seus atos.

Apesar dos desafios, gerar uma vida, zelar e cuidar é algo mágico. “Ser mãe é amar incondicionalmente e ao mesmo tempo ter que impor limites. É educar com amor e firmeza. É querer dar o mundo, mas dar somente o necessário. Acho que “criar” um filho não é difícil, o desafio é educá-lo com sabedoria. Ser mãe é se sentir culpada por não poder estar sempre junto. Ser mãe é uma mistura de emoções, é ir do “8 ao 80” em poucos segundos. É viver um dia de cada vez, é pensar nos filhos 24 horas por dia, é querer sempre o melhor para eles, mesmo que isso não seja o melhor para nós”, comenta Gisele.

Nasce uma mãe

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe. Esse ditado famoso se encaixa na vida de Gisele. “Quando tinha 30 anos decidimos, eu e meu esposo André, que iríamos ter um filho e foi tudo muito rápido. No primeiro mês de tentativa o teste negativo trouxe junto uma frustração. Porém, já no segundo mês o esperado resultado “positivo” chegou. Nosso menino, Augusto, foi planejado e muito esperado. Veio ao mundo cheio de saúde e rodeado de amor. Junto com ele nasceu uma mamãe leoa, cheia de dúvidas e incertezas, mas com uma imensa vontade de fazer o certo. Quando o Augusto tinha quase 3 anos decidimos que era hora de dar um irmãozinho para ele, pois ouvimos uma vez que o melhor presente que se pode dar a um filho é um irmão e em um mês o Vicente já estava a caminho”, lembra.

A criação dos pequenos sempre foi repleta de gratidão, apesar da rotina atribulada e das dificuldades após a chegada do Vicente. “Depois do segundo filho a vida ficou ainda mais corrida, meu marido sempre viajou muito a trabalho e dar conta dos dois (e de todo o resto) não foi tarefa fácil. Mas a cada abraço que recebia e a cada palavra “mamãe” que era pronunciada, todas as dificuldades se tornavam pequenas. O tempo passa muito rápido, parece clichê, mas é a mais pura verdade. Tenho em minha vida dois lindos meninos, meus príncipes, que brigam e se implicam todo tempo, mas quando estão longe sentem falta um do outro”, enfatiza.

Conseguir conciliar os papeis de profissional, mãe e mulher não é uma tarefa fácil e exige esforço e muita dedicação. Entretanto, sempre é possível. “Meus dias são corridos, me divido entre atendimentos e administração da minha clínica, casa, cursos, mestrado, aulas, administração das coisas do meu pai, que infelizmente faleceu de Covid ano passado, e ainda tento cuidar de mim e dar atenção para os meninos que, confesso, nem sempre consigo. Ser mãe nos tempos atuais é um grande desafio, pois temos que ter cuidado dobrado, ainda mais com o mundo virtual que nos cerca. Minha maior dificuldade hoje é dosar o tempo de eletrônicos, seja vídeo game, celular, TV… Fazê-los entender que existe um mundo real, não virtual, que precisa ser vivenciado”, frisa.

Ensinamentos

O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível. Por isso, o melhor exemplo é pelo ensinamento e é isso que a mamãe Gisele procura repassar aos seus filhos. “Nossos valores pessoais se baseiam na honestidade, na confiança, no caráter. Procuro sempre mostrar bons exemplos, pois palavras ditas sem exemplos de nada valem. Meus filhos sabem que podemos errar, que não somos perfeitos, mas que temos que ser humildes para pedir desculpas e saber perdoar uns aos outros. Todos domingos, à noite, sentamos juntos, lemos um trecho do evangelho, fizemos uma prece e agradecemos a Deus pela vida e conversamos sobre como podemos ser pessoas melhores a cada dia”, revela.

Com a palavra, os filhos

“Minha mãe é minha super mãe! Uma pessoa que eu amo muito e que posso confiar sempre! (Augusto)
“Amo minha mãe. Ela me cuida com amor desde que nasci, só que sempre me pede para fazer os temas” (risos) (Vicente)

Rotina compartilhada

O que mais gostam de fazer juntos? Ver um filme, sair para jantar ou almoçar e viajar
Felicidade: estarmos todos juntos;
Música: sempre canto com eles no carro a música “Raridade”
Viagens: em junho viajaremos para o México; Amamos praia/ nossa paixão é viajar e conhecer novos lugares;
Para o futuro, quais são os planos? Conhecer vários lugares, sempre juntinhos