O avanço de uma nova frente fria em todo o Rio Grande do Sul derrubou os termômetros nesta segunda-feira, 19. Em diversos municípios gaúchos houve registro de temperaturas abaixo de zero e precipitação de chuva congelada. Mesmo com a previsão de tempo firme e seco, o sol não será suficiente para amenizar a sensação gelada. Em São José dos Ausentes houve registro de neve na madrugada de domingo, 18.

Além do frio, o vento forte é responsável pela sensação congelante. Nesta segunda, há previsão de rajadas de vento que podem chegar aos 80 quilômetros por hora na faixa leste do Rio Grande do Sul, em decorrência de um ciclone que se forma em alto mar. Em Bento Gonçalves, o dia será de tempo ensolarado, porém, com sensação negativa nas temperaturas. A previsão é de que as mínimas cheguem a zero grau e as máximas não ultrapassem os 13ºC durante a tarde.

Na terça-feira, 20, a meteorologia prevê que as temperaturas caiam ainda mais, sendo um dos dias mais frios do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de geada em diferentes regiões do estado.