Foi prorrogado até o final de julho a consulta pública para discutir o modelo de concessão de mais de 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais. A informação foi confirmada na sexta-feira, 16, em publicação no Diário Oficial do Estado. Neste período, até 31 de julho, a população gaúcha poderá encaminhar sugestões, críticas e questionamentos sobre o formato de concessão. Na semana passada, três audiências públicas foram realizadas de forma virtual entre o Poder Público e a sociedade civil para debater as propostas. Em todas elas, faltou consenso e sobraram críticas ao projeto.

Agora, através do site que trata sobre as Parceria Público-Privadas, os interessados podem realizar seus apontamentos através do preenchimento de um formulário. O documento deve ser encaminhado para o e-mail [email protected], destacando no campo “assunto” o bloco a que se referem as contribuições. As sugestões serão respondidas pelo corpo técnico do governo.

As concessões são divididas em três blocos e têm por objeto os serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes. Na Serra Gaúcha, os trechos foram inseridos no chamado “Bloco 3”, que compreende as rodovias ERS-122, 446, RSC-453 e BR-470.