Em Bento Gonçalves, conforme aponta o vacinômetro municipal, mais de 16,4 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada

O boletim VigVac, produzido pela Fiocruz Bahia e divulgado na quinta-feira, 4 de novembro, estima que mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso de mais de 15 dias. As informações estão baseadas em dados registrados até o dia 25 de outubro. Os número acendem o alerta às autoridades de saúde pois, de setembro a outubro, este número chegava próximo dos sete milhões e, um mês depois, duplicou, conforme apontam os indicadores.

Segundo o documento, metade dos atrasados já deveria ter completado o esquema vacinal com as duas doses há mais de 30 dias e outros 14% já perderam o prazo há mais de três meses. Entre as vacinas utilizadas no Brasil, Astrazeneca, Coronavac e Pfizer requerem a aplicação da segunda dose para que a imunização seja considerada completa. O número de atrasos para a Astrazeneca é de 6.739.561; Coronavac, 4.800.920; e Pfizer, 2.557.296. Os dados do atraso na segunda dose podem ser consultados em um painel mantido pela Fiocruz Bahia.

Atrasados em Bento chegam a 16,4 mil

Em Bento Gonçalves, conforme aponta o vacinômetro municipal, mais de 16,4 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada. O número pode sofrer alterações, uma vez que a inserção de informações é feita manualmente, por meio das equipes de saúde da Secretaria Municipal.

Segundo os dados atualizados até esta sexta-feira, 5 de novembro, e conferidos pela reportagem do Semanário, pelo menos 12.598 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca estão com o esquema vacinal atrasado. Em seguida vem os vacinados com a CoronaVac (2.679) e por último, quem recebeu a vacina da Pfizer (1.172). No caso da AstraZeneca, o atraso também se deve à falta do imunizante. Em Bento, as equipes utilizam a vacina da Pfizer nestes casos para completar o esquema vacinal.

Na segunda-feira, 8 de novembro, a SMS deverá aplicar o imunizante da AstraZeneca para pessoas que realizaram a primeira dose até o dia 9 de agosto. O drive-thru acontece na Fundaparque, das 16h às 20h. Já na terça-feira, 9 de novembro, serão vacinadas as pessoas imunizadas até o dia 17 de agosto. O drive-thru acontece na Fundaparque, das 15h às 20h. Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto e o cartão entregue no dia da vacinação.