Previstas para junho deste ano, as duas festividades de Bento Gonçalves precisaram ser transferidas em decorrência da instabilidade do cenário da pandemia do novo coronavírus

Pelo segundo ano consecutivo, Bento Gonçalves não terá as edições da ExpoBento e da Festa Nacional do Vinho. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 19, pelas diretorias das festividades. O principal motivo é a instabilidade no cenário da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com uma possível melhor na situação, as festas ocorrerão de 9 a 19 de junho de 2022.

Conforme o presidente da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante, há um ano, a expectativa era de que os prognósticos apresentassem resultados positivos no combate a pandemia. No entanto, a situação saiu do controle e o aumento no número de casos e mortes pesou na decisão. “Quando transferimos a programação da feira e da festa para junho de 2021, acreditávamos encontrar um cenário com condições ideais para realização das atividades com total segurança no que diz respeito à saúde e bem-estar de expositores, visitantes, prestadores de serviço e demais envolvidos nos eventos. Porém, a realidade não confirmou aquilo que antecipavam os prognósticos acerca da evolução da pandemia”, explica.

Para o coordenador da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior, o zelo pelo bem-estar e pela saúde dos expositores, visitantes e prestadores de serviços dos dois eventos pesou na decisão. “O primeiro deles, de forma inquestionável, é o zelo pela saúde e bem-estar dos expositores, visitantes e prestadores de serviço ligados a ExpoBento e Fenavinho – que estaria sendo colocado em risco com a realização dos eventos neste ano, contrariando as recomendações das autoridades médicas, unânimes ao defender que se evitem aglomerações e que se promova o distanciamento social”, evidencia.

Além dos fatores sanitários, uma pesquisa realizada com os expositores, mais de 90% concordaram com o novo adiamento para o próximo ano. “Há o comum entendimento de que o adiamento é a melhor alternativa para garantir a realização da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho com segurança, excelência e consequente satisfação de todos os elos envolvidos nas programações da feira e da festa. Nosso grupo de trabalho segue unido, atuante e, principalmente, comprometido em entregar para expositores, visitantes e parceiros da ExpoBento e Fenavinho eventos de qualidade, que priorizem de forma equivalente o bem-estar das pessoas e a geração de negócios”, resume Durante.

Foto: Augusto Tomazi / Divulgação