É comum quem quer secar a pança mudar o cardápio e evitar alimentos ricos em carboidrato, como pães, massas e batata. Só que você não precisa entrar nessa para ter um corpo legal. Até porque o carboidrato é essencial para você viver bem e não é vilão da dieta. Geralmente, as pessoas que querem entrar em forma preferem comer proteína. Elas se esquecem de que os carboidratos são extremamente importantes, pois fornecem energia para o corpo nas atividades do dia a dia. E o nutriente, além de garantir pique para você treinar, trabalhar e curtir a noite com a parceira, pode ajudá-lo a enxugar a barriga. Basta utilizar as táticas certas na hora de comê-lo.

Fique mais saciado

Inclua no cardápio fontes de carboidrato como batata, mandioca, banana, arroz e farinha de trigo integrais, feijão-branco, aveia e lentilha. Esses alimentos têm amido resistente. A substância não é digerida no intestino delgado. Isso faz você se sentir satisfeito por mais tempo. Mais: segundo pesquisa publicada, ingerir amido resistente ajuda a queimar até 23% mais gordura.

Acelere seu metabolismo

Sabe aquele papo de que quem deseja emagrecer não deve ingerir carboidratos após as 20 horas? Não é bem assim: “Comidas cheias de amido aumentam a produção de serotonina no seu organismo. A serotonina é um neurotransmissor que traz sensação de bem-estar e ajuda você a dormir legal. De acordo com pesquisa publicada, ter uma boa noite de sono pode acelerar o metabolismo em até 20%. Ou seja, seu corpo vai gastar mais calorias mesmo quando você não está fazendo exercícios.

Evite ataques de gula

Se seu objetivo é perder peso, em vez de cortar as batatas do cardápio, cozinhe-as e depois use-as em uma salada gelada. Ao resfriar o vegetal, você aumenta a quantidade de amido resistente e diminui o índice glicêmico dele. Quando um carboidrato tem IG menor, ele é absorvido mais lentamente pelo organismo. Isso mantém você saciado por mais tempo e ajuda a diminuir seus estoques de gordura. Para reduzir ainda mais o índice glicêmico das batatas, adicione cebola, tomate, azeite e vinagre à salada: pesquisadores suecos descobriram que batata fria temperada com vinagrete provoca picos menores de açúcar no sangue – o que diminui a liberação de insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal -, e ajuda a controlar ataques de gula e a vontade de comer doces.

Turbine o resultado do treino

Como você sabe, o carboidrato é a principal fonte de energia para seu organismo durante a prática de atividades físicas. Por isso, você deve ingerir o nutriente de uma hora até 30 minutos antes de malhar, para garantir o bom desempenho nos exercícios e evitar o catabolismo muscular (processo de perda de massa magra). A batata é uma boa opção para comer antes do treino. Ela fornece vitamina C e eletrólitos, como o potássio, que contribui na síntese do glicogênio muscular. A ingestão de carboidratos também é importante após o exercício, pois o nutriente é fundamental para a recuperação e formação dos músculos.

Leia mais na edição impressa deste sábado, 16 de agosto.