Hábitos simples durante e logo após as refeições são indispensáveis para que o corpo faça uma boa digestão. Algumas atitudes rotineiras podem facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo nosso organismo e prevenir incômodos, mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio logo após as refeições.

Mastigue bem os alimentos

Coma sem pressa, mastigue bem os alimentos e tire o máximo de prazer da sua refeição. Graças a correria da vida moderna, muitas vezes apenas engolimos a comida sem mastigar direito, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos das refeições. Os nutricionistas destacam que o resultado dessa agitação são gases em excesso e abdômen inchado. E seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você certamente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.

Coma tranquilo

A hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evite qualquer tipo de discussões, brigas e também não leve trabalho para a mesa. As preocupações podem tornar qualquer prato indigesto, até o mais saudável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão. Não são apenas os aborrecimentos que atrapalham a digestão, uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.

Evite beber líquidos durante as refeições

Eles, os líquidos, deixam o estômago em dez minutos, levando junto com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva, eles a deixam “frágil”. Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. O ideal é tomar uma hora antes das refeições ou uma hora depois.

Tome chá após a refeição

Você acabou de comer? Pois um chá é uma ótima pedida para finalizar. Ele ajuda a livrar da sensação de inchaço logo depois da refeição. Quente, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais.

Evite o esforço físico e também o relaxamento

Ao sair da mesa, depois da refeição, descanse um pouco, mas não durma. Logo após as refeições é bom evitar atividades físicas intensas e, no outro extremo, dormir. O sono depois da refeição faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também não são bons porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar.