Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Eventos de 8 a 18 de junho, dias em que foram realizadas a feira e a festa

Desde 2019, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), realiza de forma conjunta a maior feira multissetorial do país, a ExpoBento, e a festa que projetou Bento Gonçalves em nível nacional e rendeu ao Município o título de Capital Brasileira do Vinho, a Fenavinho. Numa fórmula que já iniciou sendo um grande sucesso, a entidade provou que feira e festa podem ocorrer juntas, aliando bons negócios com muita alegria e diversão.

A Cooperativa Vinícola Aurora, por exemplo, participa desde a primeira edição da Fenavinho, realizada em 1967. “Através desta participação, exaltamos o valor do cooperado, apresentando os produtos elaborados, mas sempre com um olhar voltado ao ser humano. Quem visitou o nosso espaço, se deparou com uma série de sobrenomes, representando as famílias que construíram nossa história de mais de 90 anos”, comentou o gerente geral de marketing e vendas da empresa e coordenador do Comitê da 18ª Fenavinho, Rodrigo Arpini Valério.

O carro-chefe em vendas no estande foi, conforme Valério, o Moscatel. “Um produto bastante versátil, que agrada a todos, com um equilíbrio muito interessante entre a doçura e a acidez. Perfeito para uma festa como a Fenavinho”, avaliou.

No último fim de semana do evento, com a mudança da temperatura, as expectativas foram superadas. “Os primeiros dias foram intensos, principalmente no sábado e no domingo, mas no feriado de Santo Antônio também foi muito bom. Para este fim de semana, esperávamos um movimento alto e a venda de vinhos tintos como destaque, principalmente harmonizando com a farta gastronomia que tínhamos na Fenavinho, o que se concretizou. Foram dias de bastante trabalho, mas também de muita entrega e dedicação por parte de todos, para que o visitante ficasse com esses instantes marcados na memória para sempre”, disse.

Também participando do espaço da Fenavinho esteve a Famiglia Valduga, tradicional empresa do ramo vinícola e turístico de Bento Gonçalves. A enóloga e gerente de Marketing, Aline Ciota, ressaltou que o evento superou as expectativas. “Ficamos muito felizes com a participação do Grupo Famiglia Valduga nesta importante festa de Bento Gonçalves”, enfatizou.

Com relação às vendas, Aline afirmou que os vinhos tiveram destaque. “A escolha se deveu principalmente ao clima frio da última semana”, acredita. Ainda conforme ela, a participação dos visitantes no último fim de semana foi excelente. “Recebemos o público com vinhos, espumantes e sucos, que abrilhantaram ainda mais a festa. Com certeza, foi um sucesso”, salientou.

No espaço da ExpoBento, entre os cerca de 500 expositores, esteve a Meriene Moda Íntima. “É sempre um prazer e uma grande oportunidade participar da ExpoBento, pois além de colaborar com um aumento nas vendas nessa época que, para nós, é um período mais baixo, nossa marca acaba sendo mais conhecida, já que muitas pessoas de outras cidades visitam”, enfatizou a proprietária da fábrica e loja, Meriene Balssanello.

Segundo ela, os pijamas tiveram destaque em vendas no estande. “No último fim de semana, se concretizou a expectativa do aumento nas vendas em comparação ao primeiro, pois a queda nas temperaturas alavanca a comercialização deste produto, em específico, que depende muito deste fator”, finalizou.

Entidades

Além do comércio varejista, presente em grande número na ExpoBento, do Salão do Imóvel, do Espaço das Agroindústrias Familiares, do Salão Automotivo, entre outros atrativos, entidades locais também tiveram destaque no evento.

Uma delas foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, que há anos participa com um espaço onde são ministradas oficinas de gastronomia. Neste ano, o Senac esteve presente em dois espaços, sendo além do tradicional, outro voltado para atendimentos na área de saúde e beleza. “Para o Senac de Bento a avaliação é sempre muito positiva, pois a grande maioria do público é do município ou região, o que auxilia na divulgação dos nossos serviços e dá visibilidade à nossa marca”, frisa a diretora Rosângela de Souza Jardim.

A receptividade das pessoas, conforme Rosângela, foi excelente. “Nos atendimentos de beleza e saúde, o público utilizou muito os serviços, pois foram express e gratuitos, uma novidade na feira. Já nas oficinas de gastronomia, grande parte do público foi prospectado com antecedência. Muitos já conheciam de outros anos, o que facilitou a participação. Movimentamos públicos adulto e infantil, com a maioria das oficinas lotadas”, comemora.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves também esteve presente no evento. “Há um grande envolvimento da comunidade, principalmente nos Jogos Coloniais, no Desfile Cultural, no Bodegão. Na ExpoBento, o espaço das agroindústrias familiares foi muito visitado, muito concorrido”, disse o presidente da entidade, Cedenir Postal.

A participação do Sindicato foi bastante ativa, em conjunto com outras entidades, como a Fetag, a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, visando dar todo o suporte para as agroindústrias. “O público gostou muito do que viu. Nossas expectativas foram superadas com as pessoas visitando e comprando, principalmente das agroindústrias familiares que estiveram presentes na ExpoBento e na Fenavinho”, conclui.

Texto e foto: Mônica Rachele