Afirmação é da presidente do CIC-BG, ao avaliar mais uma realização conjunta da ExpoBento e Fenavinho

No domingo, 18, foi encerrada mais uma edição da ExpoBento e da Fenavinho. Realizadas de forma conjunta há alguns anos, feira e festa mesclam experiências, sabores, novidades, atrações para todos os públicos e, é claro, bons negócios. Continuar esse processo de desenvolvimento e aprimoramento de ideias é a intenção do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora dos eventos, para os próximos anos.

Conforme Marijane Paese, presidente do CIC-BG, com a realização de ambas atividades foi possível reafirmar o compromisso, enquanto entidade representativa da indústria, do comércio e serviços, de fomentar oportunidades estratégicas para a geração de negócios, estimular o empreendedorismo e fortalecer a economia da região. “Alcançarmos um público superior a 260 mil visitantes é um número expressivo e atingiu nossos objetivos. Os expositores antecipadamente nos relataram que atingiram suas expectativas e nos surpreendemos com o aumento de consumo de vinho na Fenavinho, na casa de 40%. A diversidade da feira possibilitou abranger o interesse de todos os públicos. Agora, nosso exercício de evolução constante segue com o estudo dos dados de uma pesquisa, que está em andamento, e traz o perfil do nosso visitante e a avaliação por parte dos expositores”, pontua.

Ela também enfatiza que desde a abertura dos eventos, foram muitas as representatividades políticas, tanto nos eventos quanto nas agendas concomitantes e, por isso, foi uma excelente oportunidade para reivindicar. “Solicitamos iniciativas de apoio aos empreendedores, com subsídios que possibilitem avanços para investir em inovação de processos, tecnologia e qualificação de pessoas. Sabemos da importância da Reforma Tributária, mas não poderemos onerar a população com aumento de impostos, sinalizado no setor de serviços e o caso da indústria vinícola com a cobrança do imposto seletivo”, salienta.

Marijane enfatiza que a união entre os dois eventos é, sem dúvida, uma consolidação bem-sucedida e que deve ser mantida para as próximas edições. “O desafio é encontrar, edição após edição, formas de surpreender os visitantes, apresentando propostas inovadoras de evento, diferenciadas e capazes de oferecer experiências surpreendentes. A Fenavinho precisa de uma reestruturação, mudanças estruturais significativas para as próximas edições continuarem sendo um sucesso. Precisamos a cada ano aumentar o engajamento da comunidade do interior. A história deve ser contada por eles, a exemplo do que já demonstrou o sucesso que foi o espaço ‘Bodegão’, neste ano. A ExpoBento tem sua proposta consolidada, e que deve permanecer em seu formato de oferecer experiências, sempre lembrando que o público procura, a cada edição, por algo diferente. O desafio é entender como podemos surpreender o visitante. Uma feira nunca pode ser igual a anterior”, realça.

De uma forma geral, Marijane aponta que alguns pontos foram considerados positivos e marcantes nesta edição, entretanto, também há oportunidade para melhorias. “Sinto muita satisfação por ter percebido como o movimento da Fenavinho, Festa Nacional do Vinho, engajou a comunidade de forma muito expressiva e envolvente em uma programação de eventos que começou ainda ano passado, com o Natal nos Vinhedos, Vinho Encanado, Tortelaço, Escolha da Corte, Jogos Coloniais e Desfile Cultural, culminado com os 11 dias de festa, de alegria, de espaço aos distritos e valorização ao interior durante a Vila Típica. O Bodegão foi um sucesso absoluto. Também surpreenderam positivamente as iniciativas do pavilhão Inova Bento, mostrando como uma feira que já ocorre há mais de três décadas também pode ser disruptiva. Um aspecto que surge como oportunidade de melhoria é evoluir na diversidade da nossa gastronomia, inclusive incluindo harmonização de vinhos e espumantes para ampliar o leque de experiências oferecidas ao visitante e também a valorização dos produtos vinícolas locais”, discorre.

Olhar para o futuro

Após a finalização de uma feira e de uma festa, já são iniciados os preparativos para a próxima edição, dando sequência ao trabalho desenvolvido pela entidade. “É essa busca permanente e incansável pela melhoria contínua que nos permitirão entregar, mais uma vez, uma feira e uma festa de excelência no próximo ano e anos subsequentes. Esse é o compromisso do CIC-BG: estar em movimento constante pelo desenvolvimento e fortalecimento dos setores e dos associados que representa”, realça.

E foi por conta deste comprometimento com o amanhã, segundo Marijane, que o CIC-BG anunciou a continuidade do movimento de fomento a nossa economia, de incentivo ao nosso turismo, de valorização aos nossos produtos vinícolas. “Ou seja, a continuidade do movimento Fenavinho, que estará presente o ano todo, com a realização da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes, na data de 14 de outubro, quando estaremos juntos, novamente, brindando nossos vinhos, cultura e história. Esse evento vai valorizar a qualidade dos nossos produtos, o trabalho de excelência da nossa indústria vinícola em agregar valor ao produto. Também já estamos planejando o Natal nos Vinhedos, aguardando a aprovação do projeto, teremos novidades na reestruturação, novo formato e parcerias. Nas próximas semanas estaremos lançando as novidades de 2024”, conclui.

Fotos: Augusto Tomasi / Vagão Filmes