Ansiedade pela importância da prova deve ser controlada pelos candidatos, que terão dois finais de semana de exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para várias universidades sejam públicas ou privadas para milhares de estudantes do Brasil. A primeira etapa da prova será neste domingo, 4 de novembro, um dia diferente e que deve gerar atenção redobrada por parte dos estudantes.

Uma prova importante sempre traz para quem estará participando, uma série de desafios a serem superados antes mesmo da leitura, passagem das respostas para o cartão, espera do gabarito e posteriormente do resultado final. Entre esses desafios estão a ansiedade e o nervosismo.
Para a psicóloga Vanessa Osmarin, situações normais de todo o ser humano são possíveis de controle. “É uma resposta natural de proteção do organismo frente a uma situação de perigo, real ou não. Mas há técnicas de controle que os candidatos podem realizar e que ajudam antes do início da prova” (veja quadro ao lado), conta.

Ansiedade e nervosismos que também estão nos pais perante aos filhos. Para Vanessa, eles também precisam ter controle antes da prova. “Apoiem os filhos, mas cuidem para não pressionar muito, pois isso acaba prejudicando o desempenho antes da prova”, aponta
O professor do Mutirão, Alex Luiz Bareta, dá uma dica importante para os alunos durante a prova. “Não ficar muito tempo na mesma questão é fundamental em caso de dúvida. Você pode ficar ansioso para resolver e se prejudica no restante da prova. Avança normalmente e lá no fim, retorna. Isso é um instrumento fantástico para tirar a angústia”, indica.
Outro ponto de cuidado para os estudantes está no horário. Na madrugada de sábado, para domingo, o Brasil terá o início do horário de verão com os relógios sendo adiantados em uma hora. Com isso, a prova do Enem inicia às 13h30min, porém os estudantes devem estar nos locais do exame até às 13h.

Extrair o principal da questão

Segundo Bareta, outra dica importante para todos os candidatos e que foi muito trabalhado durante o período de preparação para o Enem deste ano é, além de perder pouco tempo, o aluno deve saber identificar o que a questão está pedindo. “São provas com eixos transversais, as vezes o aluno pode se confundir se a pergunta é de física ou matemática, por exemplo. Por isso, ele precisa saber o que extrair devidamente o eixo principal da questão para que possa responder. Muitas vezes o enredo é um história e o que precisa ser captado está no meio para o final”, destaca.

Começar pela Redação

Além das 90 questões divididas entre linguagens e ciências humanas, o primeiro dia de provas do Enem apresenta a redação. O texto deve ser dissertativo-argumentativo.
Bareta dá uma dica fundamental para os estudantes. “Começar pela redação é fundamental, porque não se pode fazer as outras 90 questões e deixar o texto para a parte final. Você pode perder o foco, se distrair, ficar preocupado em fazer um texto e não ter consistência devida. Fez no rascunho e depois, lá pela metade do tempo final passa para a folha principal. A mente vai estar arejada com os pensamentos fluindo muito melhor”, orienta.
O tema da área social e tecnológica está entre as apostas dos professores do curso bento-gonçalvense.

Temas que são tendências

As provas do Enem sempre se caracterizam por questões com longos textos e dentro deles, a apresentação de temas que estão em debate dentro da sociedade brasileira. O que exige ainda mais conhecimento por parte dos candidatos.

Para Bareta, a política internacional e outros temas deve aparecer em algumas questões para a prova deste ano. “A grande provocação para esse ano pode estar nas eleições dos americanos há 2 anos atrás com a vitória do Trump e o que ela representou para os demais países. O pleito nacional, até porque a prova já estava confeccionada antes do resultado, não deve aparecer. Outros temas como a operação Lava-Jato e corrupção podem estar presentes”, observa.