Prefeitura diz estar trabalhando nas ruas para atender os problemas, mas não informa o valor destinado para as obras

Excesso de chuva e a falta de manutenção voltam a ser um problema para motoristas e até mesmos pedestres em Bento Gonçalves pelo excesso de buracos em boa parte das vias públicas. O município diz estar trabalhando para evitar mais danos nas principais ruas.
Os casos de falhas nas vias são diversos. No bairro São Francisco, há mais de um mês, um buraco de médias proporções apareceu sobre a via, que comporta grande movimento. O resultado causa transtornos para os motoristas que trafegam pelas imediações, caso de Eduardo Cardoso. “Ele (buraco) vinha se formando há algum tempo e agora está grande. Já solicitamos para a prefeitura que o fechasse, mas até agora nada. Infelizmente, eu já tive problema na roda do carro porque não percebi e, à noite, entrei nesse buraco. Outras pessoas também tiveram problemas no mesmo dia”, conta.

Para que novos problemas não acontecessem, moradores do bairro e pessoas com comércio nas imediações colocam um cone em meio à via, a fim de sinalizar o perigo. Em algumas vias com paralelepípedos, a sinalização já foi feita com galhos e em outros casos, os próprios moradores colocaram areia no local para tapar o buraco.
Transtorno estes que também se apresenta na rua José Giordani, onde uma cratera foi isolada para que nenhum carro caísse no local.

Segundo o Secretário de Viação e Obras Públicas – SMVOP, Amarildo Lucatelli, o município e a pasta estão trabalhando na busca de entregar melhorias nas vias. “Estamos reforçando as operações tapa-buracos e intensificando as ações nos bairros. Infelizmente não conseguimos atender todos os pontos, mas estamos fazendo o possível para responder as demandas”, argumenta
Conforme Lucatelli, para as ações da operação tapa-buracos avançarem depende do clima. Ele acrescenta
que há prioridades a serem atendidas. “As fortes chuvas tem prejudicado o serviço. Procuramos atender com prioridade os casos mais graves”, salienta.

Um dos principais pontos da cidade, o acesso e saída pelo Pórtico da Pipa, também está passando por problemas de manutenção. Além de alguns buracos, as ondulações são marcas constantes para quem trafega pela local. De acordo com Lucatelli, o trecho é de competência do DNIT e a prefeitura já solicitou que reparos fossem realizados.