A rede social teve mais de 656 milhões de downloads no ano passado e é novo território para influenciadores digitais. Por lá, é possível empreender e vender produtos por tráfego orgânico ou pago

Em 2021, um aplicativo com nome divertido passou a ter uma visibilidade ainda maior do que anteriormente, o TikTok. Ele teve, no mundo, 656 milhões de downloads e agora, compete com o Instagram quando o assunto é lançar influenciadores digitais.

O conteúdo dessa plataforma, entretanto, é diferenciado, pois tratam-se de vídeos curtos com diversos temas: dança, humor, viagens, curiosidades, entre outros assuntos que agradam todos os gostos. Já que o Instagram se tornou uma rede que impulsiona negócios, alguns empreendedores já estão pensando em promover seu produto também pelo TikTok.

Segundo o coordenador de comunicação e marketing, Fábio Prina, o ‘app’ é, atualmente, o mais popular entre os jovens de 16 a 25 anos e que sim, é possível empreender utilizando ferramenta. “Essa faixa etária representa quase metade dos seus usuários. Há várias maneiras de impulsionar o seu negócio através do aplicativo. A primeira delas é fazendo conteúdo que converse exatamente com esse público, por meio de vídeos, imagens e montagens dinâmicas, divertidas e se utilizando dos recursos disponíveis pela própria ferramenta, para editar e estilizar”, indica.

Prina menciona que outra forma de ser percebido no aplicativo é através de parcerias com influencers, ou seja, os usuários que têm maior número de seguidores interações. “O TikTok se notabilizou por ter feito a migração de muitos ‘famosos’ que anteriormente retinham a sua audiência no Instagram e no Youtube. Eles normalmente cobram valores diversos para utilização de marcas, falar sobre a experiência e também para gravar vídeos em comércio ou utilizando produtos dos anunciantes”, afirma.

Outra maneira de se promover no aplicativo é por meio de tráfego pago. “Há uma ferramenta de publicidade paga no TikTok semelhante às de outras redes sociais, que se chama TikTokAds, onde você compra espaço e determina o público que vai receber. Esse último é um formato bastante utilizado, porém é importante prestar atenção se o conteúdo está de acordo com a plataforma e público alvo”, recomenda.

Para o profissional, não existe uma forma certa ou exata de utilizar o aplicativo de forma empresarial, pois tudo varia de acordo com a estratégia da empresa. “Lojas de roupas, por exemplo, se utilizam de suas consultoras e consultores fazendo ‘transições’ com roupas diferentes, montando vários looks; academias e personal trainers costumam fazer vídeos com trilhas musicais e filtros estilizados, com seus alunos, mostrando exercícios, resultados e suplementação; profissionais da saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas e esteticistas também usam ela mostrando a evolução dos seus pacientes, detalhes no procedimento e respondendo dúvidas frequentes”, salienta. Prina diz, ainda, que o TikTok incentiva que seus usuários usem a sua criatividade e façam conteúdos diversos, independente de qual seja a finalidade.

Qual a melhor estratégia para vender?

As tendências atuais, chamadas ‘trends’, são uma boa estratégia para vender pelo ‘app vizinho’, como é apelidado o TikTok. “Usuários que têm mais afinidade com o aplicativo e usam ele diariamente, com certeza serão impactados quando uma empresa ou marca participa das modinhas do momento”, garante Prina.

As diferentes trends podem ser áudios, músicas, danças ou outros tópicos que, por algum motivo, ganharam fama na rede. Tratando-se de um negócio, também é preciso ponderar se o ideal é a utilização do que está ‘na moda’. “É necessária uma avaliação bem importante, para não usar a rede de maneira que a divulgação se torne um golpe contra, sofrendo críticas, arranhando a reputação da marca ou até, se tornando um meme engraçado. A Internet, cada vez mais, é um terreno instável, onde boas ideias e boas intenções nem sempre prevalecem”, destaca o coordenador de comunicação e marketing.

Conforme Prina, qualquer empreendimento pode ter um perfil e usar como uma nova alternativa de socialização virtual, assim como foi feito com Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Twitter. “Porém, cabe ao negócio avaliar se o seu público alvo está na plataforma. O TikTok, há algum tempo, é um canal que reúne grandes marcas de bebidas, alimentação, vestuário, cosméticos, entretenimento e assim por diante. Portanto, é possível já mapear quais nichos tem maior retorno e quais não, o que pode nos dar uma boa noção se devemos investir nosso tempo e dinheiro no canal”, ressalta.

Como conquistar visibilidade no app?

De acordo com Fábio Prina, não há uma receita de bolo para ter sucesso e se tornar um influente do dia para a noite. “Há diversas variáveis que vão desde a apresentação estética até os lugares onde estão sendo feitos os conteúdos. Para um negócio local, o caminho mais rápido é investir pela ferramenta de anúncios do aplicativo e destinar o público local como alvo. Se for de maneira orgânica, as parcerias com influencers pode ser uma alternativa, para atingir uma audiência que se identifica com aquela figura popular”, recomenda.

Do Instagram para o TikTok

O sócio-proprietário da pizzaria Malbec, de Bento Gonçalves, Leonardo Volpini, costuma gravar e editar vídeos no TikTok de seu empreendimento. Tudo começou com o seu interesse pela plataforma. “Sempre acompanhei e é muito difícil ver uma empresa mostrando um produto, porque é vídeo. Criei alguns materiais criativos e a ideia era ser diferente”, conta.

Volpini relata que, atualmente, possui 600 seguidores no app vizinho e já tem vídeos com cerca de três mil visualizações. “Dessa forma, não queremos ser reconhecidos só em Bento, mas em outras regiões. A ideia da pizzaria é que a pessoa possa olhar a pizza e ficar com vontade de algum dia querer comer”, explica.

A respeito de retorno financeiro por conta do aplicativo, o empresário acredita que ainda não houve. “Mas a questão de o pessoal ir para o Instagram e virar um futuro cliente, sim, bastante. Acredito que uns 30% já saíram do TikTok e foram para lá”, relata.

A experiência de Volpini existe por acompanhar a rede social diariamente. “Como todos os dias eu olho, vejo uma música que está viralizada, gravo um vídeo criativo e coloco ela para rodar. Tem também as hashtags”, esclarece.

O sócio da Malbec vê que no município, quando se trata de redes sociais, no geral, não tem outras pizzarias que postem conteúdos todos os dias. “Vendo o resultado do nosso Instagram, comecei a fazer no TikTok para mostrar que lá não tem só dança, mas comida também”, conclui.

Interesse e engajamento

A consultora de imagem Aline Gregio afirma que na pandemia, percebeu seu público mais jovem se movimentando para o TikTok e que permaneciam muito tempo dentro da plataforma. “A retenção e consumo de conteúdo rápido era alta. Comecei aos poucos, incialmente duplicando o conteúdo que já produzia para o Instagram, mas com o tempo notei que o aplicativo exigia uma demanda especifica de produção de conteúdo e fui aperfeiçoando com o tempo e cirando conteúdos exclusivos”, relata.

Ela diz que notou que por lá a resposta era mais rápida aos conteúdos nas visualizações e nos comentários. “Há engajamento alto e muita conexão, por se tratar de vídeos mais leves. Com o passar do tempo, percebi novos seguidores no meu Instagram oriundos do TikTok”, conta.

Sobre o uso de trends para perfis profissional, Aline pensa que é preciso bom senso para identificar qual se enquadra na persona. “Antes de querer produzir conteúdo apenas para viralizar é preciso saber com quem você está falando e se o seu público vai se ver naquele conteúdo. Precisamos focar em quem interessa para o nosso negócio para sermos assertivos também nas redes sociais”, salienta.

A consultora de imagem conta que no início, o objetivo dela era se aproximar do público jovem e levar informação para um nicho promissor, conectado e que deseja aprender. “Lá no TikTok todo mundo está interessado em instruir-se, essa é a grande sacada que, na minha opinião, falta para o Instagram, onde vemos um ‘boom’ de patrocinados e todo mundo querendo desesperadamente vender, onde o público não consome o conteúdo mais que um segundo e já pula adiante”, enfatiza.

Por fim, a influenciadora afirma que conseguiu com que a atenção do seu seguidor fosse retida de forma inteligente. “Posso ensiná-lo sobre a importância da imagem pessoal em suas vidas. Hoje, como consequência, aumentei minhas views no Instagram organicamente graças ao TikTok e tenho na palma da minha mão, literalmente, mulheres de todas as idades: avós, mães e filhas conectadas, buscando aumentar sua autoestima e melhorar a relação com a imagem pessoal. Posso dizer que sim, atingi meus objetivos na plataforma”, finaliza.

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