Secretário de Segurança, Paulo César de Carvalho, explica como a educação, aliada ao Departamento Municipal de Trânsito, pode deixar vias mais seguras em Bento

A Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG) possui diversas competências em Bento Gonçalves, entre elas, a mais importante é assegurar a tranquilidade do cidadão dentro dos limites do município. Isso não vem somente de um policiamento com a Guarda Civil Municipal (GCM) ou com projetos de monitoramento eletrônico, mas também de trânsito seguro. Por conta disso, a secretaria possui o Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

O DMT é imbuído de algumas alçadas de serviço público, sendo os principais, o patrulhamento de rotina, registro de ocorrências e atendimentos em acidentes de trânsito. Fora essa rotina, o secretário Paulo César de Carvalho explica que o departamento atua em diversas frentes, não percebidas em algumas situações. “Muitas vezes o trabalho do nosso agente de trânsito ou guarda civil não aparece, mas na verdade, todos os eventos que acontecem em Bento têm participação deles” elucida.

Infrações e educação como solução

Atualmente, o departamento conta com 33 agentes, sendo cinco deles que trabalham no administrativo, então nas ruas, em patrulhamento divido em turnos, são 28 servidores no total. O que mais ocorre durante as ações diárias, segundo Carvalho, são autuações referentes ao uso de telefone celular ao volante e avanço de sinal vermelho.

Um dos agentes em atividade, Rogério Giriboni, explica que a rotina para assegurar o controle do trânsito é bastante corrido e agitado. “De infrações, o que mais acontece é uso de celular, o pessoal está criando o hábito de utilizar enquanto dirige e é perigo, pois distrai a pessoa”, alerta. Nessas situações mais recorrentes, o servidor do DMT não precisa realizar abordagem do infrator para registrar o fato.
Para combater essas infrações e manter o controle do tráfego o secretário vem apostando, além da fiscalização, na educação. Segundo ele, há dois servidores voluntários do departamento que dedicam parte de seu tempo, fora o trabalho, para ir em escolas do município e ensinar crianças sobre conscientização.

Dados da SEMSEG revelam que de 2020 para 2021 houve queda de aproximadamente 30% nas autuações do DMT, na qual Carvalho atribui ao avanço e expansão da educação. “Quando uma equipe nossa vai em uma determinada escola e conversa com aquelas crianças, explica que tem de utilizar o cinto de segurança, que tem que se cuidar, andar devagarinho, entre outras coisas. Essa criança, automaticamente, ao entrar em um carro, vai chamar atenção do pai”, exemplifica.

O uso do celular ao volante, segundo o secretário, é extremamente perigoso, pois pode causar acidente de cunho grave ou gravíssimo por conta de não cumprimento de uma regra básica. “Tocou o celular, pare o carro para atender a ligação ou deixa para responder depois, a pessoa vai entender”, enfatiza.

Nessas situações o departamento também é treinado para educar, ao invés de somente autuar. Outro agente em atividade, Geferson Santos, explica como o uso da instrução didática pode beneficiar o trânsito. “Às vezes só o dialogo já é suficiente, mas tem situações que é inevitável e tem que notificar, fazer a autuação e o procedimento correto. Sempre que possível, a gente tenta orientar para o erro não voltar a se repetir e a pessoa não continuar cometendo a mesma infração”, explica.

DMT na organização da Vindima e demais eventos

Somente em 2021, o departamento realizou mais de 420 ações de controle de tráfego em situações de obras e eventos em geral da Capital do Vinho. Grandes acontecimentos como a Bento em Vindima, shows, Jantar Sob as Estrelas, que ocorreu ontem, 11, estão sob cuidados da SEMSEG, aos olhos da GCM e do DMT, na condução de trânsito na região.

Para isso, a secretaria se reúne com demais pastas municipais para coordenar um plano de ação que deixe tudo em ordem. Ano passado, o número de demandas ultrapassou a média de um por dia. “Às vezes, antes do pessoal acordar, às 4h ou 5h, nossos agentes já estão colocando cones isolando um local para uma obra ou evento”, avalia. Semanas antes do acontecimento, o departamento já entre em estudo de ruas para manter a organização e fluxo.

Coordenação e avaliação

Para coordenar as operações, a secretaria deixa a postos um agente no Centro Integrado de Operações (Ciop), que visualiza todas viaturas na rua e as conduz para o local necessário na hora em que ocorre um acidente ou imprevisto. Por conta disso, Carvalho avalia que o trabalho dos agentes é bastante dinâmico, pois vão de patrulhamento e fiscalização para conduções e bloqueios em acidentes, entre outros.

Insistindo na educação, Carvalho menciona que os servidores estão devidamente treinados para repassar informações que auxiliem os motoristas. “As pessoas estão um pouco mais educadas, porém, não é o ideal. Temos muito o que avançar. Um dos objetivos da nossa secretaria, juntamente com o Departamento de Trânsito, é fomentar a educação. Nossos agentes estão nas ruas e muitas vezes educam mais que atuam, dependendo da infração, e isso está na legislação, cabe a ele advertência”, pontua.