O Zebrão voltou
O jogo de domingo em Caxias pelas semifinais da Taça Piratini devolve definitivamente o Esportivo para a divisão de elite do futebol gaúcho. Depois de amargar dois anos na divisão de acesso e ter conquistado o título e o acesso de forma brilhante ano passado, o reencontro com o Inter na disputa por uma vaga à final já é um reconhecimento ao trabalho realizado na Montanha dos Vinhedos. O Esportivo voltou para ficar. Mesmo que não conquiste a vaga – o que, convenhamos, seria uma façanha diante do poderoso time de Dunga –, o crescimento do Esportivo na competição faz do time um dos quatro melhores do Gauchão, o que, convenhamos, não é pouco.

Ganhar do Inter é mais complicado, mas não se pode esquecer que o Alviazul que derrubou o favorito Lajeadense, de campanha irrepreensível tem futebol consistente para impor resistências a D’Alessandro, Forlán e companhia. Todo o favoritismo é colorado, mesmo que no serrano Centenário. A última vitória do Esportivo está para completar 30 anos: no longínquo dia 13 de setembro de 1983, o Inter perdeu em Bento por 1 a 0. Aliás, naquele ano time de Bento cometeu a façanha de derrotar o colorado também no Beira-Rio. Para repetir o feito, será preciso derrubar uma invencibilidade de 40 partidas, com 23 vitórias do Inter. Não é pouco, mas o Zebrão já mostrou que pode surpreender.
 
Por falar em futebol, os setoristas que cobriam o treino do Esportivo na quinta-feira desvendaram a reservada visita de dirigentes da Federação Russa de Futebol a Bento Gonçalves para conhecer a estrutura dos locais credenciados para receber seleções para a Copa de 2014. Os russos foram recebidos pelo presidente do clube, Luis Oselame, e flagrados pela imprensa. Sem perder a oportunidade, Oselame aproveitou para anunciar que o projeto para as obras de melhorias no estádio e no entorno já estão encaminhados.

Uma tarefa imensa
A sinalização para o estímulo a um amplo debate, com o real envolvimento de toda a sociedade, para revisar o Plano Diretor da cidade, surgida durante o encontro promovido pela Ascon com o prefeito Guilherme Pasin esta semana, é bem-vinda e deve ser fomentada pelo Poder Público em parceria. Que é fundamental a revisão do monstrengo em que se tornou a multirremendada legislação aprovada em 2006, até os degraus da prefeitura estão cansados de saber. É preciso garantir que as ações públicas e privadas sejam orientadas por uma política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município, tem razão o prefeito. Organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial e a orientação das prioridades de investimentos, como quer a Ascon, é o roteiro a seguir. A tarefa é imensa e necessária, e não será fácil equilibrar entendimentos, desejos e interesses tão distintos em um planejamento que garanta a inclusão da diversidade social. Será fundamental a tarefa de estabelecer um novo modelo de participação que supere a quase inoperância da maioria dos fóruns e conselhos dos quais se tem notícia e a frágil solidão das audiências públicas para meia dúzia de interessados. Envolver a população e desmistificar o assunto, propõe a Ascon, que deve apresentar entre março e abril uma análise técnica do Plano Diretor, para propor alternativas ao Ipurb. Está aí um ponto de partida.

Não acabou?

O diretório bento-gonçalvense do PT segue relutando em aceitar o resultado das urnas. Ontem, o partido garantiu que deverá entrar com recurso contra a decisão da Juíza Maria Terezinha Bortolas Dalcin, que indeferiu a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) impetrada contra o PP por suspeitas de irregularidades nas prestações de contas dos candidatos. Na decisão, a juíza afirmou que o PP retificou as informações prestadas na prestação de contas parcial no prazo legal e que as contas foram aprovadas. Para ela, não há irregularidades no aspecto formal, muito menos a ocorrência de fraudes.

Quatro empresas para a Serra
O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) afirmou em Bento que quatro empresas e dois consórcios habilitaram-se para disputar o contrato para tocar o Crema Serra em dois lotes de obras. A seleção dos escolhidos será publicada pelo Daer, e Santini se comprometeu a acompanhar atentamente para que nada interrompa os trâmites da licitação até a contratação da empresa vencedora e, finalmente, o início das obras. Santini vai cobrar a promessa do governador Tarso Genro de fazer do programa prioridade este ano.

União só para o trem?

Na segunda-feira, a comissão regional que estuda a revitalização de ferrovias, coordenada pelo vice-prefeito caxiense, Antonio Feldmann, estará reunida para identificar como formalizar o pedido de renovação do convênio com o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que cedeu um trecho de 13,8 quilômetros ao município de Caxias. Sobre o trem regional, ele está propondo a união de esforços da região para conquistar a retomada do trem. Já não era sem tempo, mas a nova ideia regionalista de Caxias poderia ser disseminada, não é mesmo?

2013: ANO DE RECUPERAÇÃO
Depois de um ano muito ruim, a indústria gaúcha projeta recuperação em 2013. O bom desempenho apresentado em janeiro deve continuar. As perspectivas para os próximos seis meses ficaram ainda mais otimistas e indicam crescimento da demanda, inclusive externa, do emprego e das compras de matérias primas. Outro sinal positivo é que não há excesso de estoques, o que indica que todo o aumento na demanda representará acréscimo na produção. De acordo com a Fiergs, o indicador da produção industrial em janeiro é o maior em três anos. Mesmo que a inadimplência das empresas tenha aumentado, determinada por fatores como pagamento do IPVA da frota; reposição dos estoques pós-Natal; impacto da inflação sobre custos e o aumento do salário mínimo, há otimismo no horizonte.

Esse cenário pode ser medido pelo setor metalmecânico, que enfrentou forte turbulência, com destaque para a queda de 40,5% na produção e caminhões em 2012, o que afetou as principais empresas serranas do setor. Mesmo apresentando balanços negativos em muitos casos – a gigante Randon, por exemplo, acaba de anunciar uma diminuição de 84,2% no lucro líquido consolidado – e revisando planejamentos de expansão, o setor vive um sentimento de retomada vigorosa do mercado e de manutenção do emprego.

Ponto
Tarcísio Vasco Michelon e João Strapazzon, respectivamente presidentes das edições de 2009 e 2011 da Fenavinho, abrem o período de convocações da CPI.

Eles responderão aos questionamentos dos vereadores na terça-feira, 5 de março.

A Cics Serra aprovou na semana anterior uma alteração estatutária para permitir uma nova recondução de Ademar Petry à presidência da entidade.

 Com isso, uma chapa deverá ser formalizada na próxima reunião da entidade, marcada para o dia 22 de março, em Farroupilha.

A maioria dos associados acredita que o momento exige a continuidade do trabalho que vem sendo realizado.

Na quinta-feira, 7 de março, a CDL entrega o Mérito Lojista 2012. Os nomes já são conhecidos, mas estão sendo guardados a sete chaves.

70% dos 630 associados participaram da definição, o que demonstra a representatividade da entidade e a credibilidade da premiação.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do país a receber o projeto-piloto financiado com recursos do governo dos Estados Unidos para identificar alternativas de desenvolvimento da malha aeroportuária na cidade.

Consultores norte-americanos estiveram em Caxias esta semana conhecendo o local que receberá o novo aeroporto.

O que está emperrando o andamento é a licitação. O governo estuda alternativas para que empresas se interessem pelo projeto.

Uma delas é incorporar outros serviços ao projeto ou fazer uma licitação em blocos.