Considerada a maior da história, a 45ª Convenção Estadual Lojista, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL BG), reuniu em dois dias – 14 e 15 de agosto -, 2.250 lojistas de mais de 100 cidades gaúchas.

Foram mais de 13 horas de atualização em sete palestras com grandes nomes que compartilharam novas metodologias de negócios e técnicas avançadas de relacionamento com clientes, colaboradores e fornecedores. Clóvis de Barros Filho, Tiago Mattos, Gabriel Carneiro, João Stringhini, Larissa Kummel, Chico Ferraz e Frei Jaime Bettega lançaram desafios e dicas, estimulando os empresários do varejo a identificar e apostar em novas ideias capazes de mudar conceitos garantindo bons negócios. Com diferentes enfoques eles abordaram áreas como o marketing, consumo, gestão e comportamento.

Caravanas de todas as regiões do estado mostraram a força do setor numa grande integração. E Bento Gonçalves, que sedia o evento pela quarta vez, deu exemplo com a adesão de 250 lojistas, que aproveitaram a oportunidade para buscar conhecimento, trocar informação e fazer novas amizades. “A força do varejo gaúcho é o exemplo de que associativismo faz a diferença e dá bons resultados”, destacou o presidente da CDL BG, Marcos Rogério Carbone, que coordena o evento pelo sexto ano consecutivo. “Esta convenção superou todas as expectativas. Focamos na qualidade, uma condição, não mais diferencial, para todos os setores do varejo. E a qualidade deve estar presente em tudo o que se faz, acompanhando a natural dinâmica do varejo”, disse Carbone.

Segundo o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, a qualificação é um elemento indispensável para fazer com que as empresas sejam sustentáveis economicamente. “Precisamos ensinar nosso comércio a viver a nova realidade que o e-commerce tem proporcionado, por exemplo, e a nos adaptarmos a todas mudanças comentadas pelos excelentes palestrantes que tivemos. Temos desafios, mas somos determinados e estamos unidos para vencer qualquer dificuldade”, afirmou.

A 46ª Convenção Estadual Lojista permanece na Serra Gaúcha com data prevista para 13 e 14 de agosto, em Caxias do Sul. O evento mais uma vez será coordenado por Marcos Carbone.

Justa homenagem
A CDL BG aproveitou a convenção para celebrar seus 45 anos, comemorados dia 12 de agosto. A data foi exaltada com uma homenagem aos ex-presidentes da entidade. Dos 26 líderes que estiveram a frente da instituição no período, 18 estiveram presentes e cinco representados. Eles receberam um troféu das mãos de Marcos Carbone e Vitor Augusto Koch.