Professor da FSG dá dicas para cuidar dos pets no verão e diz que com alguns cuidados extras é possível evitar que os bichos de estimação tenham problemas durante a estação

O verão chegou e, com ele, o período em que os animais de estimação costumam ficar mais agitados ou suscetíveis ao cansaço e às doenças da estação. O período de férias, festas e viagens mudam suas rotinas, e o calor em excesso pode provocar estresse e mal-estar aos bichinhos, principalmente aos mais peludos.

Pensando nisso, o professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, Maurício Tavares, relacionou uma série de dicas simples para curtir a estação com seu pet da maneira mais agradável possível.

Confira

– Expor o pet a uma rotina diferente a que está acostumado pode gerar estresse acentuado e problemas de saúde, principalmente aos felinos. Por isso é importante manter sempre uma alimentação adequada, com ração de boa qualidade e água. Excesso de alimento (sobras de almoços e jantares, por exemplo) e a falta de uma boa hidratação, associados ao calor, podem trazer problemas de saúde para o pet.

– Felinos têm maior dificuldade em aceitar viagens, hotéis e trocas de ambiente em geral. Por isso, quando possível, é melhor deixá-los em seu ambiente com alguém que mantenha higiene da caixa de areia e dê água e comida. Já os cães toleram com maior facilidade hotéis e viagens, mas fatores individuais devem ser levados em conta – em locais de temperatura elevada, cães braquiocefálicos podem ter hipertermia.

– Muitos pets apresentam transtornos de comportamento devido ao barulho de fogos de artifício, podendo levar a traumas, automutilação, convulsões e até mesmo o óbito (quando falamos de animais idosos ou cardiopatas). Isolar o pet em um ambiente mais calmo pode ajudar. O uso de medicamentos para controlar distúrbios comportamentais pode ser feito apenas com orientação do médico veterinário, pois também pode oferecer risco.

– Quando for necessário deixar o pet em hotéis ou serviços de recreação é importante manter vacinas, vermífugos e medicamentos para pulgas e carrapatos em dia. No verão há uma proliferação maior de endo e ectoparasitas devido à temperatura elevada, aumentando a infestação de pulgas e carrapatos e, consequentemente, doenças dermatológicas. E também no verão os bichinhos costumam passear mais e ficar em pátios, por isso há necessidade de manter a vacinação em dia.