Painéis de LED, gamificação, ambientes instagramáveis e práticas esportivas on e off elevam conceito temático de experiências na feira

A ExpoBento sempre teve na premissa da inovação o suporte para fazer do evento, com realização anual, um encontro permanentemente renovado aos olhos do público. Esse mote se reapresenta, também, na 31ª edição da feira – que tem na oferta de experiências o argumento principal para atrair os visitantes ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves de 8 a 18 de junho.

A primeira delas será visual e ficará bastante evidente logo no acesso aos pavilhões onde ocorre a programação: o público será surpreendido por telões equipados com a tecnologia LED, posicionados tanto no acesso à exposição, próximos à bilheteria, quanto após as catracas de entrada. Além do efeito visual, os painéis terão função informativa. Por eles, os visitantes conhecerão destaques da agenda de shows, os atrativos do dia ou, ainda, sugestões para aproveitar durante o período da feira.

O impacto ótico seguirá também nos corredores. Ao longo da visitação, o público encontrará espaços instagramáveis. Nesses locais, serão convidados a fazer mais do que fotos para serem compartilhadas nas redes sociais. Como estratégia para engajar ainda mais os participantes, a ExpoBento inova e convoca as pessoas a participarem de uma experiência de gamificação. A feira vai propor um desafio que consiste em passar pelas estações, como se estivessem cumprindo as fases de um jogo. Quem completar o circuito terá direito a um brinde.

Todos esses cenários aludem ao universo da mostra e também trazem elementos da cultura da uva e do vinho, expondo a interação entre a ExpoBento e a Fenavinho, que ocorrem de forma simultânea. Outro aspecto interativo, será um painel no qual eles poderão manifestar, escolhendo emojis de humor, suas reações e preferências da feira. “A 31ª ExpoBento será uma experiência imersiva para o visitante do momento que ele pisa no Parque de Eventos até a hora de sua saída”, antecipa o diretor-geral desta edição, Bruno Benini, ao falar sobre o conceito da proposta.

Arena terá jogos eletrônicos, esportes radicais e lutas

As novidades da 31ª ExpoBento também farão parte de uma área que vem ganhando projeção na feira desde a pandemia. Os jogos eletrônicos, mais uma vez, serão um atrativo com o E-Sports Bento. A a programação envolvendo os jogos finais das três modalidades ocorrerá, pela primeira vez, totalmente presencial. Um espaço específico será montado no Pavilhão F para receber as competições.

Nesse mesmo local, outras modalidades serão disputadas – e também ofertadas para o público experimentar, seguindo a proposta dessa edição da feira. Jogos on e offline poderão ser disputados pelos visitantes, que também terão contato com alguns esportes radicais. Quem quiser se desafiar, poderá testar a coragem em uma parede de escalada. Mas também será possível apenas contemplar as manobras arrojadas da ExpoBento Skate Jam, campeonato de skate que chega à sua terceira edição neste ano, sendo a segunda consecutiva na feira.

Na taça

No coração da ExpoBento estará uma de suas mais emblemáticas experiências: a oportunidade de conhecer e vivenciar a Fenavinho – Festa Nacional do Vinho, que ocorre de forma concomitante à feira. O espaço temático ‘Vila Típica’ tem nas experiências de degustação seu propósito principal, em uma verdadeira celebração aos vinhos locais. Por lá, as masterclasses que instruem os visitantes a apreciar vinhos e espumantes de forma técnica serão uma constante. Afinal, Bento Gonçalves, principal destino enoturístico do país, é referência em turismo de experiência.

A 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho são realizadas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Informações: www.expobento.com.br

Foto: Vagão Filmes, Agusto Tomasi