Evento, que tem como tema ‘Brasil que dá certo: Sobrevivência e Sucesso’, será realizado no dia 9 de maio, a partir das 9h, no Fundaparque

Na próxima semana, de 9 a 11 de maio, ocorre, em Bento Gonçalves, mais uma edição da Fiema Brasil. Única feira e principal evento de meio ambiente do sul do país, o encontro é uma grande vitrine para as empresas do setor mostrarem produtos, serviços e soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e geração de economia circular. Centenas de atividades estão programadas para os três dias de realização do evento. Uma delas é a 5ª edição do Meeting Empresarial, que será realizado no primeiro dia da Fiema.

A ação pode ser prestigiada por pessoas de diversos segmentos, conforme a diretora do Meeting, Marisa Cislaghi. “Podem ser executivos das empresas, das organizações, seja da indústria, do comércio, dos serviços, do agronegócio, da agricultura familiar. Queremos que eles possam também vivenciar tudo que a Fiema traz e entrega, além de trazer as suas equipes técnicas para conhecer nossos expositores. Temos a expectativa de entregar o melhor que temos para oferecer aos nossos visitantes”, considera.

O Meeting Empresarial terá três horas de programação, com início às 9h e previsão de término ao meio dia. O debate será repleto de muita conversa e de troca de conhecimento, com quatro painelistas convidados. “É um quarteto fantástico que a gente estará colocando no palco: César Saut, vice-presidente corporativo da Icatu Seguros; José Antônio Ribas Junior, diretor executivo de agropecuária e sustentabilidade da JBS Seara; Marco Dorna, presidente da Tetra Pak no Brasil e Mário Weitz, ESIC Business e Marketing School, professor e consultor do Banco Mundial. Como mediador, temos o Alexandre Weiler, diretor de formação executiva na ESIC Internacional. Tenho muito orgulho, como diretora do evento, de apresentar esses nomes, pois, acima de tudo, a gente tem uma amizade, uma parceria e a segurança de trazer ao palco seres humanos excepcionais, que deixam uma contribuição muito grande por onde passam, mas também executivos, empresários de sucesso que de uma forma ou de outra fazem parte do nosso dia a dia, pelo ramo profissional que cada um executa, trazendo aquele olhar local e regional, mas também da instituição hoje que têm parcerias e negócios mundiais. Então, acho que a gente traz essa conexão do progresso, do desenvolvimento de grandes empresas, e de receitas simples do dia a dia, que valem para pequenas, médias e grandes empresas”, enfatiza.

Para ela, cada um dos painelistas irá auxiliar de alguma forma para o crescimento de cada um dos participantes. “Pois a gente traz conexões que vão contribuir para executivos, gestores, empresários, independente do momento de cada um e dos desafios que cada uma das companhia possui, sejam eles em quesito econômico, de governança, de planejamento, de renovação de produtos e de serviços. Por isso que o grande tema do painel é ‘Brasil que dá certo: sobrevivência e sucesso’. Vamos trazer e abordar um pouco das dores e das alegrias do dia a dia do mundo empresarial”, comenta Marisa.

‘Mundo Fiema’

Os três dias de realização da Fiema Brasil são considerados, por Marisa, como o ‘Mundo Fiema’, já que inúmeras atividades estão programadas. “Nós temos a feira de negócios, que são os expositores que buscam trazer soluções de negócios ambientais às empresas dos diversos ramos. Temos concomitantemente, além do Meeting Empresarial, o Fiemacon, que é o espaço voltado para ideias, para inovação; o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente; o Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos, que é um grande desafio para cada um dos nossos municípios; o Seminário de Segurança no Trabalho, um desafio aqui para empresas; o Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, os desafios do agro presentes; o Seminário de Energias Renováveis, trazendo toda questão de geração distribuída, de mercado livre, da descarbonização, enfim, do setor elétrico, industrial, uma gama de informação muito grande, e o Seminário de Construção Sustentável, também trazendo a questão de certificações e de boas práticas. Por isso que falo que é o ‘Mundo Fiema’, por temos, dentro destes três dias, o espaço da exposição e os auditórios que recebem todos esses eventos simultâneos. Por isso, a importância de que cada um acesse nossas redes sociais e percebam qual evento ou qual expositor que pode contribuir para uma solução no seu dia a dia”, enfatiza.

Fiema Brasil

A feira é um encontro dinâmico que prioriza geração de negócios, rede de relacionamento, disseminação de conhecimento e, sobretudo, impulsiona o fluxo de informações e troca de experiências entre profissionais, especialistas e acadêmicos. Apesar disso, o público em geral pode conferir a atividade. “A feira tem todo esse olhar técnico de cada uma das empresas, mas é aberta a todos, pois se a gente olhar para o grande propósito da Fundação Proamb, que é a promotora do evento, ‘pessoas melhores para o mundo e um mundo melhor para as pessoas’, a gente vê que cabe a cada um de nós estar lá e perceber isso, seja no espaço do conhecimento ou dos expositores. Com certeza, quem por lá passar durante os três dias, será um ser humano melhor”, realça.

Além disso, ela destaca que a feira é uma construção coletiva. “São cinco anos construindo esse momento e a gente está muito feliz, de novamente a Fundação Proamb fazer essa conexão do patrocinador, dos painelistas e dos diversos temas que serão abordados nesses três dias. Tudo isso acontece acreditando que cada um de nós pode contribuir, reconhecer e conhecer toda essa riqueza que a gente vai entregar nos dias de evento”, conclui.

Serviço

O quê: 5º Meeting Empresarial, na Fiema Brasil
Quando: dia 9 de maio, às 9h
Onde: Parque de Eventos (Pavilhão E), em Bento Gonçalves

Convidados
Marco Dorna, presidente da Tetra Pak no Brasil
José Antônio Ribas Júnior, diretor executivo de Agropecuária e Sustentabilidade na JBS/Seara
César Saut, vice-presidente Corporativo da Icatu Seguros
Mario Weitz, consultor do Banco Mundial