Outro projeto discutido foi uma homenagem ao padre Bartholomeu Tiecher, que rezou a primeira missa de Bento Gonçalves

Devido ao feriado municipal, em vista das comemorações da Proclamação da República, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves terá ponto facultativo na próxima segunda-feira, 14, e antecipou sua Sessão Ordinária para a sexta-feira, 11.

Investimento em câmeras de videomonitoramento

Na pauta, estiveram em votação dois Projetos de Lei Ordinária. Aprovado por unanimidade, o projeto de nº 130/2022, proposto pelo Poder Executivo em regime de urgência, diz respeito à abertura de crédito especial de R$ 300 mil para a Secretaria de Segurança Pública. Conforme a justificativa, o valor se faz necessário para cumprimento do Convênio Plataforma + Brasil n° 932532/2022, estabelecido com a União, com o objetivo de fortalecer a segurança pública do município, por meio da ampliação do sistema de videomonitoramento.

Em sua fala na tribuna, o vereador Davi Da Rold pontuou que o recurso foi oriundo de uma emenda captada junto ao deputado federal Covatti Filho. “Recurso esse destinado para aquisição de câmeras de videomonitoramento para trazer mais segurança, inovação e inteligência, seja nas vias de acesso ao município, nos bairros e principalmente no interior, onde hoje não temos temos efetivo suficiente para dar conta do patrulhamento rural, que faz as rondas, trazendo mais tranquilidade aos trabalhadores que estão no campo produzindo, fazendo turismo e morando nas zonas rurais. É importante darmos condições dos processos de investigação e integração das forças de segurança” , pontuou.

Homenagem ao padre Bartholomeu Tiecher

Já o segundo, de nº 128/200 e de autoria do vereador Edson Biasi, se refere a uma homenagem ao padre Bartholomeu Tiecher, que rezou a primeira missa de Bento Gonçalves. Ele dará nome à rótula localizada na rua Ulysses de Gasperi, no Loteamento Parque do Sabiá, no bairro Santo Antão. A proposta também foi aprovada sem contrariedade de votos.

Sidinei da Silva

“Precisamos de um olhar para os moradores da rua Joana Santiago”

“Venho usar a tribuna para agradecer ao prefeito e aos secretários pelo trabalho que estão desenvolvendo, mas temos muitas coisas para fazer. Hoje falo de uma questão que tem seis anos, desde a administração passada, que estamos cobrando na rua Joana Santiago, no bairro Eucaliptos, onde tem uma galeria de esgoto, questão de poucos metros, para ver a situação dos moradores. Isso é saúde, é segurança, é perigoso cair uma criança, o cheiro, os insetos que estão lá, é gravíssimo. Pedimos para a Administração, que está fazendo bastante pelos bairros, olhe essa situação com carinho”, destacou.

Agostinho Petroli

“Bento tem um longo caminho a percorrer na inovação”

O parlamentar ressaltou como a inovação pode resolver determinados problemas da cidade. “Bento, com certo atraso, está iniciando somente agora um trabalho conjunto. Este Centro de Inovação é para empresários, que querem trabalhar unidos, mas e aonde fica o setor público nesse processo? Temos uma cidade pujante, próspera, mas esse espírito precisa estar presente no âmbito público, em gestão com inteligência urbana, avançar em serviços, em qualidade de vida. Temos ações urgentes para tomar. Gargalos nos serviços, como a péssima qualidade de mobilidade e uma cidade sem saneamento. A tecnologia da inovação pode proporcionar o acesso remoto dos pontos de iluminação, que se falou tanto, mas ainda não se colocou em prática, para monitoramento da coleta de lixo, otimização do trânsito, por câmeras inteligentes e integradas. Bento tem um longo caminho a percorrer. Falamos em inovação, mas ainda tem serviços básicos que não são atendidos, temos muito a caminhar”, salientou.