Neste domingo, 13, acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Ao todo, cerca de 3,4 milhões de estudantes vão fazer a prova em todo o território nacional. Na primeira etapa, a avaliação abrange as áreas de linguagens, ciências humanas e redação. Já na segunda fase, eles irão testar seus conhecimentos em matemática e ciências da natureza.

O Enem é o caminho dos participantes para a conquista de vagas do ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, instituições privadas também podem ser selecionadas por meio de bolsas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Com os resultados, é possível ingressar até mesmo em instituições de ensino de Portugal, por meio de convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Regras para realização do Enem

O horário de início do exame é às 13h30min, mas os portões fecham às 13h, uma hora depois de abrirem, às 12h. Neste domingo, a prova vai terminar às 19h. No próximo, os estudantes devem finalizar as questões até às 18h30min. Para saber os locais de prova, basta acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.

Nas edições de 2020 e 2021, o uso de máscara era obrigatório por conta da pandemia. Para este ano, a utilização do equipamento de proteção é opcional. Ademais, para identificar o participante, é necessário a apresentação de documento oficial com foto, podendo ser Carteira de Identidade, de Trabalho (em casos de emissão após janeiro de 1997), e Nacional de Habilitação. A documentação digital, por meio de celular, também é aceita, como CNH e RG digital ou e-título, acessados pelos aplicativos oficiais.

É importante ressaltar que para a realização da prova, é obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Para os candidatos do Enem digital também é necessário o item, já que a redação é feita à mão, não no computador. Canetas de material não transparente não podem ficar junto ao participante e devem ser guardadas no envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal de prova.

Além da caneta, pela longa duração da prova, o ideal é que o estudante leve lanche e água para o local do exame. Algumas opções de alimentos leves para o momento do teste são barras de cereais ou sanduíches.

Quais itens são proibidos no dia da prova?

  • Celulares e smartphones. Os dispositivos devem ser desligados, pois se o aparelho emitir algum som, mesmo dentro do envelope, o participante será eliminado.
  • Tablets, wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
  • Fones de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio ou similares.
  • Todos esses objetos, caso levados, devem ser colocados no envelope porta-objetos, junto com a Declaração de Comparecimento.

Para mais informações, basta acessar a Página do Participante.