Equipe direciona foco na capacitação física e nos cuidados para a prevenção de lesões com vistas para a temporada 2021

O Bento Gonçalves Futsal (BGF) deu início aos trabalhos dentro de quadra nesta semana visando as competições estaduais de 2021. Sob o comando do preparador físico Vilmar Pereira, a equipe realizou os primeiros treinamentos com foco direcionado exclusivamente para a preparação física, além de dar ênfase aos cuidados para a prevenção de lesões durante o período de pré-temporada.

O grupo de atletas terá aproximadamente 20 dias voltados aos trabalhos físicos, posteriormente mesclando aos poucos os treinos táticos sob o comando do técnico Vaner Flores. “Essa semana como um todo focamos somente na parte física dos atletas, pois temos tempo até a data de estreia. A comissão técnica definiu que vamos ter 21 dias de preparação física, focando cerca de 70 a 80% do nosso tempo de trabalho à parte física. Depois, aos poucos vamos mudando e aumentando a parte tática”, explica o preparador físico do BGF.

De acordo com Pereira, as primeiras semanas são primordiais para avaliar os atletas e quantificar a carga de trabalhos físicos necessária para a capacitação física do grupo. “É de extrema importância essas primeiras semanas avaliarmos até que ponto conseguimos aumentar a carga ou até diminuí-la, com base na reação dos atletas”, comenta.

Além disso, o preparador físico do BGF salienta a importância do trabalho de prevenção de lesões, fator que é também auxiliado e monitorado pelo fisioterapeuta do clube, Douglas Tedesco. “Essa primeira semana é a estrutura para tudo. Focamos muito nos trabalhos de força, mas não esquecendo da parte preventiva. Atleta parado para nós não serve. É importante ficar forte e evitar futuras lesões. É a base de tudo para essa pré-temporada”, pondera.

A Série Ouro de Futsal de 2021, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), tem seu pontapé inicial previsto para o dia 5 de junho. Até lá, o BGF terá um longo período de preparação para buscar o título inédito da competição estadual.

Fonte e fotos: Ativa Assessoria