Um dos últimos jogos da penúltima rodada do Campeonato Gaúcho ocorreu nesta segunda-feira, 19, com o empate em 2 a 2 no jogo do Clube Esportivo e Juventude, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Em um jogo pegado, a atuação da arbitragem foi criticada pelos dois times que somaram apenas um ponto no certame. Agora, o Tivo encara o Internacional no domingo, 25, precisando de uma vitória para sonhar com a permanência na elite do futebol gaúcho no ano que vem.

Já no primeiro tempo, a atuação do árbitro foi questionada. Mesmo assim, o Esportivo saiu na frente aos dois minutos, depois que Lucas Hulk cobrou uma falta fechada para a defesa do goleiro Carné. No entanto, o goleiro espalmou e Júnior Alves apareceu para fazer o gol. Apesar de ocorrer um toque no braço de Alves, a equipe de arbitragem não viu a irregularidade e sacramentou o gol do Tivo.

Já aos 13 minutos, o ataque do Papo partiu para cima dos donos da casa. Cleberson inverteu para Marcos Viniciu que cruzou para Guilherme Castilho cabecear e abrir o placar para o time de Caxias do Sul: 1 a 1. A festa do Juventude terminou pouco depois, aos 15 minutos, quando Lucas Hulk invadiu a área, sofrendo uma dividida com Cleberson. Penalidade para os donos da casa e Juninho Tardelli colocou os bento-gonçalvenses novamente na frente: 2 a 1 para o Esportivo.

O empate veio ainda na primeira etapa. Aos 32, Marcos Vinícios invadiu a área, sendo atingido pelo goleiro Anderson. Na penalidade, Matheus Peixoto deixou tudo igual novamente.

A etapa complementar foi de pressão total do Juventude em cima do Esportivo nos primeiros minutos. Buscando a vitória para manter chances reais de classificação, o time de Caxias do Sul chegou aos oito minutos, após cobrança de falta. Cleberson subiu e conseguiu cabecear para fora. Aos 11, o Juventude marcou o terceiro gol, porém, depois de uma marcação equivocada da arbitragem, o gol foi anulado. O auxiliar marcou impedimento inexistente do lateral na origem da jogada, invalidando o lance.

Após o gol anulado, a partida acabou perdendo fôlego, com poucas chegadas nos dois times. Fina do jogo: Esportivo 2 x 2 Juventude. Com o resultado, o time de Bento Gonçalves sai da zona de rebaixamento, dependendo das próprias forças para se manter na elite do futebol gaúcho na próxima temporada.

O Alviazul entrou em campo com Anderson, Itaqui (Balbino), Júnior Alves (Jean), Sosa e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana e Juninho Tardelli (Wesley); Vini Martins (Daniel Cruz), William (Emerson) e Warlei.

A arbitragem foi conduzida por Lucas Guimarães Rechatiko, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Luiza Naujorks Reis – o quarto árbitro foi Marcello Ignacio Domingues Neto.

Foto: Kevin Sganzerla / Clube Esportivo / Divulgação