Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Considerada uma “doença silenciosa”, muitos casos acabam sendo diagnosticados ao acaso. Na região, a Hepatite B é endêmica, tendo maior incidência que as outras hepatites, por isso, o Serviço Atendimento Especializado (SAE), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância a prevenção, assim como a investigação.

Com o intuito de destacar a importância dos cuidados acerca da doença, no dia 6 de agosto, a Secretaria da Saúde realizará testes rápidos de hepatites virais na Via del Vino. A ação ocorre das 8h às 12h.

A enfermeira Adriana Cirolini destaca sobre a testagem. “Assim como esclarecer dúvidas sobre as infecções sexualmente transmissíveis e as formas de prevenção com os profissionais de saúde, é de suma importância aproveitar o momento da ação para realizar a testagem”.

A hepatite causa uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser percebido: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Fonte: Ascom Prefeitura