A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta sexta-feira, 24 de dezembro, o primeiro caso de Influenza A H3N2, variante da gripe, em Bento Gonçalves. O caso foi confirmado após envio de amostra para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen).

As medidas de prevenção à contaminação são as mesmas das recomendadas ao coronavírus: uso de máscaras, ventilação de ambientes e vacinação contra a gripe. Os sintomas que envolvem a doença são os mesmo de uma gripe, causando coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo,dor de cabeça, fraqueza e febre.

Vacinação contra gripe:

A Campanha de imunização contra influenza encerrou no mês de agosto, período de realização da vacinação em todo país, com 28.135 doses aplicadas nos grupos prioritários.

Um pequeno quantitativo de doses, remanescentes da campanha, ainda é disponibilizado na Unidade Zona Sul, no bairro Botafogo.

A vacina pode ser realizada de segunda a sexta-feira na unidade, telefone para contato 3055-7302. Nesta sexta-feira (24), a unidade encerra a imunização 11:30.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento