Quando um bairro cresce, consequentemente, as demandas aumentam na mesma proporção. No Zatt, de Bento Gonçalves, não é diferente. Cuidar, ajeitar e manter em ordem pode não ser uma tarefa fácil, mas é necessária. Por isso, o presidente da Associação dos Moradores, Antônio Wilson Dall Asen, está sempre em busca de fazer com que o local se torne o melhor possível para os moradores.

Na região, várias ações estão em andamento para beneficiar a comunidade. Uma antiga necessidade era ter um espaço para atender as crianças, enquanto os pais trabalham. O primeiro passo para que isso se torne realidade já foi dado. No dia 23 de agosto foi dada a ordem de início da construção da Escola Municipal de Educação Infantil.

De acordo com a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer, a obra deve ter investimento total de R$ 2.779.784,08. A previsão é que a mesma seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2022, tendo capacidade para atender até 120 alunos.

Escola Infantil vai ter capacidade para atender até 120 crianças

Dall Asen comemora a construção e afirma que é uma conquista para o bairro. “Vai ser muito bom termos essa creche, que vai ser bem grande. As mães desejavam muito isso. A obra já está avançada. Estamos bem agradecidos pelo Poder Público ter nos dado essa atenção especial”, salienta.

Quadra de esportes

Outra ação, também vista como uma conquista pelos moradores, é a construção de uma quadra esportiva, que está sendo construída na travessa Santa Maria com a rua João Domingos Polli.

O início do projeto ocorreu em março desse ano e o prazo de finalização era de até 90 dias. Entretanto, devido a alguns problemas, a mesma ainda não está finalizada. “Em 17 de março paralisamos a obra para realizar a troca da tubulação sob a quadra. Esse fato gerou a necessidade de escavar toda área”, explica Melissa.

Quadra deve ser finalizada no início de 2022

Com isso, o novo prazo de conclusão ficou para o início do próximo ano. A gente acompanhou a obra da quadra, tivemos sérios problemas com ela, mas agora já foi resolvido, está quase pronta”, relata o presidente do bairro.

Além disso, a academia que havia no espaço precisou ser retirada para o conserto da tubulação. Agora, ela vai ser reinstalada. “Para mexer na tubulação precisávamos de espaço, como ela estava quase em cima, tivemos que remover, mas vai voltar”, garante.

Zatt vai ter modelo de escola cívico-militar

No início desse mês, o município realizou uma Audiência Pública para debater o modelo de escola cívico-militar do governo do Estado. Na ocasião, mais de 95% dos presentes votaram a favor da adesão. A Escola Municipal Maria Borges Frota foi a escolhida para ser contemplada com a nova estrutura de ensino.

Questionada sobre como foi a escolha do educandário, a secretária de Educação (SMED), Adriane Zorzi, explica que o CAIC, como é conhecida, é uma das escolas da rede municipal com o maior número de alunos e que atende aos critérios exigidos para a implantação, que deve ocorrer ainda em 2022.

De acordo com Adriane, o modelo deve realizar o apoio social na escola, sem interferir no trabalho de gestão administrativa e pedagógica da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar. “O que muda é que os monitores, que serão destacados para atuarem, farão o trabalho de suporte, como receber os alunos na chegada e encaminhá-los até a sala de aula, acompanhar os momentos de recreação, intervalos, saída das salas, disciplina, respeito às regras, diálogo e aconselhamento”, explica.

Entre os outros diferenciais, segundo a secretária, o modelo preconiza um monitor a cada 90 alunos, que deve atuar da porta da sala de aula para fora. “Quanto às atividades exercidas, o monitor receberá os alunos, organizará a entrada das turmas, fará um trabalho de respeito às regras, às pessoas, cuidados com o espaço da escola, apoio e aconselhamento, incentivo aos símbolos nacionais, estaduais e municipais, como os hinos”, afirma.

Abertura de rua

O presidente da associação, Dall Asen, afirma que entre as melhorias, está a abertura da rua João Domingos Polli, que faz ligação com a linha Buratti. “Iria ajudar a desafogar o nosso trânsito, porque ambulância sofre muito para chegar aqui, já que vem pelo bairro São Roque, que é trancado, então chegaria mais rápido”, explica.

Questionada se existe a possibilidade de a rua ser aberta, Melissa afirma que sim. “Já é realizado o estudo para abertura dessa rua. Mas, não há um prazo de implementação”, assegura.

Segurança pede mais atenção

Moradores pedem iluminação nas escadarias

Outra queixa relatada é quanto à questão da segurança pelas vias, principalmente em alguns pontos específicos. “No bairro temos cinco escadarias, que precisam ser bem iluminadas, porque é um perigo muito grande, local em que circulam muitas mulheres e crianças, que sobem e descem para ir até a escola”, alega.

Uma das escadas que requer mais atenção, segundo Dall Asen, é a que está localizada na rua João Domingos Polli, que faz ligação com a rua João Pastor de Jesus. “Essa atravessa um mato e não tem nenhuma lâmpada. Já tivemos assaltos nesse local. É urgente ter claridade ali”, alerta.

O secretário interino de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, relata que uma equipe já esteve nos locais apontados para averiguar a situação. “Assim que elaborarmos o projeto elétrico, estaremos verificando o custo e projetando a implantação”, finaliza.