Organizações não governamentais, que cuidam de animais abandonados, estão sentindo os efeitos do acréscimo

Se os preços da gasolina, cesta básica, entre outros itens básicos do dia a dia da população tem aumentado de forma significativa nos últimos meses, o custo de vida dos pets também está cada vez maior. O valor das rações, item essencial para a sobrevivência de cães e gatos, também cresceu. As organizações não governamentais, principalmente, que cuidam de animais abandonados, estão sentindo os efeitos.

A administradora Fernanda Juliana, ativista da causa animal há mais de 30 anos e idealizadora do Grupo Help Pet afirma que mesmo que alguns fabricantes estejam absorvendo grande parte dos aumentos dos custos de produção da indústria, o consumidor final acaba sendo afetado. “Consecutivamente os animais pagam a conta”, lamenta.

Os pets são prejudicados, principalmente porque os animais que vivem em abrigos raramente podem contar com rações de qualidade. “Muitas vezes os espaços não conseguem sequer manter a mesma marca de ração, o que faz com que a saúde dos peludos acabe sendo comprometida. Além disso, após a pandemia as doações diminuíram consideravelmente”, realça.

Para Fernanda, no meio da proteção animal a maior dificuldade é, sem dúvida, conseguir proporcionar um bom alimento. “Uma vez que um dos principais malefícios que as rações de baixa qualidade podem trazer para os cães é a queda na imunidade, fazendo com que eles fiquem suscetíveis a diversas doenças osteoarticulares, anemia, alergias e desnutrição. No caso dos filhotes, a falta de nutrientes e vitaminas em quantidade ideal também podem prejudicar o crescimento. Ou seja, oferecer uma ração de baixa qualidade para os cães aumenta as chances de problemas de saúde. Essa é nossa grande preocupação”, salienta.

A ativista destaca, ainda, que as doações diminuíram de forma lastimável e que a situação está deixando os protetores desesperados. “A alimentação é fundamental para manter qualquer abrigo, principalmente quando sabemos que os animais que lá estão necessitam de aporte nutricional adequado com rações especiais, medicamentosas, ricas em nutrientes específicos. A proteção animal em todo pais está clamando por socorro”, ressalta.

A administradora aconselha quem pode a doar. “Doações de ração são sempre bem-vindas. Mas deixo uma dica muito importante: antes de comprar a ração o ideal é entrar em contato com a Ong ou o protetor independente e pedir qual o tipo de ração os animais estão acostumados a comer. Em cima desta informação, adquirir o produto certo visando o bem-estar do animal. Assim priorizamos a saúde deste peludinho que já foi tão castigado pela vida”, sublinha.

A representante da organização não governamental Amigos Pet, Morgana Formaleoni, pontua que a alta dos preços passa de 15%. “A Ong possui apenas três animais em abrigos, então ainda não tivemos dificuldades com os que estão sob nossa responsabilidade. Mas diariamente recebemos pedido de doação, pois muitas pessoas estão passando por dificuldade financeira e não conseguem mais comprar ração e acabam dando comida para seus animais. A situação está bem triste”, frisa.

Morgana ressalta que as rações de boa qualidade estão caras e que as que possuem baixo valor não oferecem a nutrição necessária aos animais. “As doações caíram pela metade. Toda ajuda com ração é bem-vinda, pois além de ajudar os animais que a Ong possui, uma outra parte é direcionada a famílias de baixa renda que possuem animais”, garante.

Pandemia é vilã no preço das rações

A médica veterinária Viviane Flamia esclarece que os aumentos podem ter ido até a 30% e o coronavírus é um dos causadores do agravamento do problema. “Vemos que mesmo antes da pandemia, no decorrer de cinco a seis anos para cá, tutores que usavam rações super premium passaram a usar as premium e também algumas da linha mais econômica. Isso se intensificou, porque muitos ficaram sem trabalho por um longo tempo e precisaram economizar”, explica.

Como doar?

  • No drive-thru de vacinação, na Fundaparque, o gabinete da primeira-dama está recebendo doação de ração para cachorros e gatos;
  • O contato para doar para a comunidade Help Pet é (51) 99447-9113;
  • Para doar à Ong Amigos Pet basta contatar o número (54) 99627-9621.

Foto: Reprodução