Depois de serem notificados extrajudicialmente pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul por utilizarem a marca “Polentaço”, a organização da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul emitiu nota informando a retirada do nome de todas as peças publicitárias do evento.

Conforme a organização, assim que recebida a notificação, todos os procedimentos solicitados na notificação foram realizados. “Ressalta-se que não houve, em nenhum momento, a intenção de uso indevido da palavra Polentaço. Vale ressaltar que a Festa Nacional da Uva buscou a Secretaria Municipal de Turismo do município de Monte Belo do Sul para promover a iniciativa em parceria, no evento em Caxias do Sul, porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca”, diz a nota.

O documento, assinado pelo presidente da Comissão Comunitária do Evento, Fernando Bertotto, diz ainda que além da iniciativa em buscar a realização conjunta, “a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana”, diz. “A Festa Nacional da Uva reitera o respeito e admiração ao “Polentaço” e ao Município de Monte Belo do Sul, reiterando a disposição para futuras parcerias”, finaliza o documento.  

Nota Oficial na íntegra

A Festa Nacional da Uva informa que utilizou a palavra Polentaço ao designar a iniciativa de produção de 700 Kg de polenta no último sábado (24 de fevereiro), não fazendo uso de qualquer logomarca relacionada ao “Polentaço”.  

Todavia, está sendo retirada toda e qualquer menção ao Polentaço em redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva. Ressalta-se que não houve, em nenhum momento, a intenção de uso indevido da palavra Polentaço. 

Além disso, a Festa Nacional da Uva se manifesta por meio desta nota, e dará retorno oficial à notificação recebida.  

Vale ressaltar que a Festa Nacional da Uva buscou a Secretaria Municipal de Turismo do município de Monte Belo do Sul para promover a iniciativa em parceria, no evento em Caxias do Sul, porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca. Além da iniciativa em buscar a realização conjunta, a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana.  

A Festa Nacional da Uva reitera o respeito e admiração ao “Polentaço” e ao Município de Monte Belo do Sul, reiterando a disposição para futuras parcerias.  

Fernando Bertotto Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Nacional da Uva