O chamado anteprojeto para construção da ponte na ERS-431, na localidade de Santa Bárbara, entre os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul será entregue nesta quarta-feira, 28, em Brasília, pelo governado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O documento, contendo todo detalhamento do projeto de engenharia da estrutura precisou ser readequado após ajustes solicitados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR). De acordo com a proposta, a estimativa é de que sejam necessários R$ 35,9 milhões para a efetivação da obra.

A nova ponte terá dimensões superiores com altura, largura e capacidade de carga maiores do que a anterior, conforme os padrões da legislação vigente. A extensão será de 320 metros, 51 a mais que a anterior.

Na terça-feira, 27, Leite esteve reunido com o ministro do MIDR, Waldez Góes, em Brasília. Durante o encontro, as equipes trataram de assuntos referentes a reconstrução de pontes, contenções e estradas que foram destruídas pelas enchentes no ano passado. A intenção foi pressionar o Governo Federal a dar celeridade à liberação, após quase seis meses da primeira catástrofe.

Pelo menos sete projetos estão em andamento junto ao MIDR e foram detalhados ao ministro e sua equipe técnica. Segundo Leite, a sociedade gaúcha pede celeridade para suprir as demandas. “A sociedade espera soluções no mais curto espaço de tempo possível diante dessas situações de emergência. Nossa intenção é identificar, com o ministério, justamente quais são os gargalos nos trâmites que precisam ser seguidos para acelerar ao máximo os projetos”, disse.

Também acompanharam a reunião o secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, e o chefe do Escritório de Representação do Governo do RS em Brasília, Henrique Pires.

Foto: Gustavo Mansur / Governo do RS