Uma notificação extrajudicial foi encaminhada à organização da Festa Nacional da Uva de Caxias dol Sul na segunda-feira, 26. O motivo: a utilização da marca “Polentaço” em um dos eventos realizados durante a programação dos festejos na cidade. O documento é assinado pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, detentor legal da marca desde 2007. A medida obriga que a organização caxiense retire o nome de todas as suas divulgações em até 48 horas.

Conforme o documento encaminhado extrajudicialmente, a marca Polentaço foi criada em 1996 no município de Monte Belo do Sul. O nome é o carro-chefe das festividades na cidade que ocorrem durante o mês de maio. Em 2003, o Centro de Tradições Italianas da cidade registrou como proprietário para utilização de fins comerciais e em 2007, a marca foi oficialmente confirmada como propriedade da entidade.

A polêmica ocorreu durante o evento realizado em Caxias do Sul, no sábado, 24, quando foi realizada preparação de uma polenta gigante. Assim como em Monte Belo do Sul, ocorreu também o famoso “tombo” do prato. As imagens viralizaram pelas redes sociais e portais de notícias, inclusive nos meios de comunicação da própria Festa da Uva.

Ao perceberem que o nome era idêntico ao utilizado em Monte Belo, a entidade encaminhou a notificação. Segundo o documento divulgado pela assessoria jurídica do Polentaço de Monte Belo do Sul, a organização da Festa Nacional da Uva não solicitou autorização para utilização do uso da marca. “O uso ilícito da marca Polentaço é parasitário, tendencioso e induz o consumidor ao erro”, diz um trecho da notificação.

“O polentaço foi criado em 1996 como um evento gastronômico com shows e desfile de carros alegóricos. Anos seguintes foi introduzido o tombo da polenta gigante. O pessoal está confundindo que o polentaço é o tombo da polenta, mas não, é um evento consagrado. Evento com polenta gigante, com a gastronomia desta iguaria pode ser feito, desde que não seja denominado de polentaço. Polentaço, é muito maior, é evento de divulgação de uma tradição e de uma cultura”, diz Álvaro Manzoni, presidente da edição desse ano em Monte Belo do Sul. A Festa da Uva recebeu uma notificação extrajudicial para retirar a marca de todas as suas divulgações em até 48h.

Até a quarta-feira, 28, os organizadores de Caxias do Sul devem encaminhar documentação comprovando a retirada de suas redes sociais e site o nome “Polentaço”, bem como informar quais medidas foram tomadas. Em descumprimento da solicitação, a entidade montebelense pode acionar oficialmente a Justiça.

Este ano, o Polentaço de Monte Belo do Sul já tem data para ocorrer: 17, 18 e 19 de maio

Foto: Reprodução / Festa Nacional da Uva