Hoje, a Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves divulgou uma nota sobre orientações para a população, acerca da varíola dos macacos, também denominada de monkeypox

Na tarde de quinta-feira, 29 de julho, uma mulher foi diagnosticada com varíola dos macacos, em Caxias do Sul.  A infecção pela doença foi a primeira confirmada na região da Serra gaúcha. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves divulgou uma nota, onde orienta os munícipes em caso de sintomas do vírus, denominado também como monkeypox. Em Bento, ainda não há registros de casos, conforme a pasta responsável.

A varíola dos macacos

O registro de Caxias é o quinto em todo o Rio Grande do Sul. No Brasil, o número de casos vem aumentando e, atualmente, há 1.342 casos de varíola dos macacos, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, deste domingo, 31 de julho. O Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou a doença como emergência de saúde pública de interesse internacional.

A doença é transmitida de duas formas, primeiro com o contato direto com sangue, fluídos corporais, pele, lesões ou mucosas de animais já infectados. Depois, a transmissão pode ocorrer de um humano para o outro, a partir de secreções das vias respiratórias, lesões na pele e objetos recentemente contaminados com fluídos biológicos de um paciente com o vírus.

Atualmente não há uma vacina que combata o vírus da monkeypox, mas existe um imunizante capaz de prevenir a contaminação. Esse medicamento, toda via, não está disponível em território brasileiro. Em todo o mundo, a fabricação da vacina contra a varíola parou em 1980, depois da erradicação da doença a nível internacional.

O que fazer em Bento Gonçalves?

Para a Capital Nacional do Vinho, a SMS recomenda que aqueles que sentirem qualquer sintoma devem se dirigir a uma das duas unidades de saúde: A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, no bairro Botafogo, ou a PA Zona Norte, no São Roque.

Sintomas da varíola dos macacos:

  • Bolhas na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Início de febre acima de 38,5ºC;
  • Linfonodos inchados;
  • Dores musculares pelo corpo;
  • Dor nas costas;
  • Fraqueza profunda.

Conforme a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, as equipes de Bento Gonçalves estão preparadas e orientadas para lidar com a doença a partir de nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado. “Orientamos a população que caso apresente algum sintoma, deve procurar os espaços de saúde para atendimento. Ainda não registramos nenhum caso suspeito”, destaca

Aqueles suspeitos da doença deverão ser mantidos em uma área separa, até receberem atendimento. Ainda segundo a SMS, caso a pessoa esteja em “bom estado geral”, não haverá a necessidade de internação. Amostras serão recolhidas para encaminhamento ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Outra recomendação da pasta, é que de que seja utilizada a máscara em espaços de saúde.