O bento-gonçalvense Ricardo Vieira possui 1,8 metro de altura, e 11 anos. Ele joga basquete desde os seis, sonhando em ser atleta da maior liga do esporte na América do Norte, a NBA

O esporte, por muitas vezes, funciona como uma ferramenta de sonhos e objetivos, por onde atletas dos mais variados desportos buscam um futuro em suas vidas. Em Bento Gonçalves não é diferente, pois há exemplos de crianças, que desde muito jovens, já sonham alto. Esse é o caso de Ricardo Vieira, de 11 anos, com 1,8 metro de altura, que desde os seis treina para conseguir seu objetivo: jogar na National Basketball Association (NBA), a principal liga de basquetebol da América do Norte.

O arremesso inicial

A ideia de entrar no basquete começou muito cedo, pois os pais de Ricardo também foram jogadores. Com a referência tão próxima, ele já se imaginava trilhando o caminho do pai e da mãe. A partir dos seis anos ele iniciou nos jogos, junto com a Associação dos Pais, Amigos e Colaboradores do Basquete (APACOBAS), na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, ele segue treinando pela mesma equipe.

A rotina de exercícios é extensa, e Ricardo se desloca de Bento a Caxias três vezes por semana para manter os treinos. A mãe, Mônica Dalla Corte, revela que o filho pratica basquete, em média, por oito horas semanais. Ele atua junto das categorias sub-12 e sub-13 da APACOBAS, tendo, inclusive, um título junto do time.

O calendário de jogos do jovem, tanto os de treino, quanto os de competições, visam um futuro brilhante, que é sonhado por praticamente qualquer atleta de basquetebol, a NBA. Uma das inspirações de Ricardo é o atleta Gui Santos, que neste ano conseguiu entrar na reconhecida liga. O ala-armador foi jogador pelo Minas, e agora, com 20 anos, já está jogando entre os melhores do esporte. “Nós, como pais, acreditamos que o esporte abrirá muitas portas pra ele, inclusive para estudar em universidades fora daqui”, projeta Mônica, sobre o futuro do filho.

A conquista do ano passado

Em novembro de 2021, Ricardo estava entre os 22 atletas da categoria sub-12 da APACOBAS, que conquistou o título estadual de basquete. Ao longo da competição, a equipe conseguiu 16 vitórias, tornando-se campeã invicta, com a final disputada em Santa Cruz do Sul.

Os professores Marcelo Girardi e Vinícius Kramer foram os responsáveis pelos treinos, de até seis horas, dos jovens jogadores. A APACOBAS conta com cerca de 120 crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade, que fazem parte desse projeto que é subsidiado pela Prefeitura de Caxias do Sul.

Depois da conquista, Ricardo continuou com sua rotina dentro do basquetebol. Nesta semana, ele participou do 4º Treinão de Férias, e também segue jogando em mais uma temporada do campeonato estadual sub-12, onde segue invicto. Segundo a mãe, essas histórias dentro do esporte somam, desde cedo, para a vida do filho “Esse sentimento de vitória para as crianças ficará marcado para sempre”, destaca.

Fotos: Divulgação