O primeiro dia na escola é sempre difícil. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo e adaptação dos pais, que sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. Como agir em cada um desses casos? Para começar, você deve saber que a adaptação é um momento de transição na vida da criança. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança.

Qual o papel da família na adaptação?

Para o pai e a mãe, a adaptação começa na escolha da escola. Eles têm o papel de esclarecer, explicar. Não crie falsas expectativas no seu filho. Explique que você vai acompanhá-lo por um período, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar só com a professora e com os colegas.

Como lidar com o choro?

É preciso identificar se não é um choro manipulatório, pois há crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo.

Como os pais podem ajudar no período de adaptação?

Se envolvendo, conhecendo a escola, os professores, os coordenadores. Não bombardeie o seu filho com perguntas. É importante escutar o que ele tem a dizer e perguntar o que aprendeu, mas nunca pressione por respostas.