Escrevi ainda em 2011, na coluna “Epa!!! O País está parando”, que nosso Brasil passaria por maus bocados, especialmente se reformas não fossem rapidamente implementadas pelo governo federal. Não foram.

A produção industrial brasileira em 2015 teve o pior número de todos os períodos medidos. A queda foi de 8,3% comparada com o ano anterior. Foi o maior recuo da série que começou a ser medida em 2003. A indústria é um sinalizador muito forte do emprego, da competitividade de um país, da inovação e do quanto um país pode crescer. Se comparada com dezembro de 2014, a queda foi maior ainda: 11,9%.
Entre todos os setores da indústria, o de veículos automotores, reboques e carrocerias teve a maior queda: 25,9%. Isto explica bastante do porque a cidade de Caxias, onde há muitas empresas que participam desta indústria, estar com níveis de desemprego muito elevados.

Isto somado à expectativa de crescimento negativo do PIB do Brasil no ano passado entre 3 e 4% dá a verdadeira noção do momento por que atravessa nosso país.

O problema não é só esse: grande parte do governo federal não acredita que estamos em crise. Quer exemplos: em vez de cortarem despesas, querem aumentar os impostos via CPMF e outros tributos; taxaram a parte terrestre das viagens internacionais com alíquota de 25%; o IPI dos vinhos e das bebidas quentes aumentou; fazem uma reunião do Conselhão ( grupo de empresários liderados pelo governo federal) e o anúncio governamental foi de expansão do crédito ( como se isso fosse resolver ); déficit nas contas do governo em 2015 de 120 bilhões de Reais ( eu disse 120 bilhões de Reais, com o pgto das pedaladas fiscais ); aumentos na energia, etc. A nível estadual, aumento de ICMS, mais setores com a famigerada substituição tributária.

Já se trabalhou 151 dias para pagar impostos no Brasil em 2015. Com estes aumentos previstos até hoje, estima-se que cada brasileiro vai ter que trabalhar 158 dias somente para contribuir com as despesas dos governos em 2016. O Brasil é o 1º país subdesenvolvido do mundo onde mais se trabalha para pagar os gastos da administração pública. Só em 7, dos 194, se trabalha mais, todos mais desenvolvidos que nós. Assim não dá.

Como é ano eleitoral, duvido que reformas profundas sejam feitas.

Estão sufocando as empresas e o povo com tanto imposto. E não se vê melhora significativa nos serviços públicos nacionais. Segurança, educação, saúde vão de mal a pior. Depois de 20 anos de Dengue, foi só chegar a ameaça da Zika nos EUA que o mundo se mexeu. Por que não se fez algo mais profundo por aqui antes? Esta é a representatividade do Brasil, América Latina, África no mundo: quase zero, politicamente falando. Digo mais, as ações que se está fazendo jamais matarão todos os mosquitos. É impossível controlar todos os focos em cada centímetro de chão. Ajudemos mas ação mais profunda será necessária dos governos.

Bem, os governos estão matando a galinha de ovos de ouro.

Pense nisso, faça sua parte, cobre dos governos e invista no seu conhecimento. Afinal, esta é a única “coisa” que ninguém consegue tirar de você.