Das 30 escolas privadas no município, 18 abriram as portas na terça-feira, 8

Uma mistura de ansiedade e alegria para rever os amigos e professores. Quase seis meses depois do fechamento das escolas, devido à pandemia da Covid-19, crianças, docentes e funcionários retornaram às atividades de forma gradual na terça-feira, 8 de setembro, em municípios de bandeira laranja e amarela no Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves, 18 escolas infantis da rede particular abriram suas portas para receber 111 estudantes.

Para isso, uma série de mudanças e adaptações tiveram que ser feitas nos educandários. Dentre elas estão o uso obrigatório de todos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos funcionários, álcool em gel, aferição de temperatura, entrada permitida apenas para colaboradores e alunos, uso obrigatório de máscaras para crianças acima de dois anos – fazendo a troca ao longo do turno –, trocas de calçados antes de adentrar o espaço da escola, talheres, prato e copos individuais e devidamente higienizados para a hora da refeição, entre outros. Além disso, os brinquedos de panos foram retirados das salas, permanecendo apenas aqueles que podem ser higienizados.

A diretora da Escola Officina da Criança, Paula Araújo, destaca que “as regras serão adotadas mesmo depois da pandemia. É uma nova escola”. A professora, da mesma instituição de ensino, Taiane Soares afirma estar se sentido segura. “Fizemos testes e iremos repetir, estamos com todos os EPI’s, adotamos o uso de croquis (calçado adequado) e roupa especial dentro da escola”, cita.

Tudo parte de uma adaptação ao “novo normal”. As escolinhas estão operando com 50% da capacidade total e tudo está sendo feito para que se tenha a maior segurança possível. “Temos ao todo 50 alunos. Hoje (terça-feira), aguardamos 20 deles. Dividimos as classes, há um espaçamento entre as cadeiras e tapete sanitizante”, explica a diretora da Escola Tempo de Brincar, Siane Fabris.

A mãe do pequeno Rafael, a dentista Ana Paula Pozza Japur, indica que “(os professores da escola do seu filho) estão tomando todas as precauções, a gente confia, tudo está dentro do protocolo. Acho que vai dar certo!”, sublinha. Para o pai do Bernardo, o engenheiro de produção Felipe Zandoná, “eles precisam. A gente sabe que todos os cuidados têm que ter, mas precisam ter esse convívio, ele (filho) estava sentindo falta”, comenta.
No Estado, as instituições de Ensino Médio e Superior devem voltar no dia 21 de setembro, e o Ensino Fundamental entre os dias 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais).

Escolas infantis municipais devem retornar às atividades no próximo dia 14.
Foto: Franciele Zanon

Leia mais: Dezoito escolas da rede privada retornam às aulas em Bento Gonçalves

Testes rápidos

No último fim de semana, 5 e 6 de setembro, 276 profissionais das 21 escolas da rede privada que manifestaram interesse em retornar, foram testados para a Covid-19. O resultado dos exames apresentou três pessoas com a infecção, sendo encaminhadas para o isolamento e tratamento no ambulatório fast track, junto à Unidade de Pronto-Atendimento 24h.

Na manhã de terça-feira, a fiscalização da Secretaria Municipal de Educação passou em todas as escolas para conferência dos protocolos de contingência.

Mais de 270 profissionais foram testados no último fim de semana. Foto: João Pedrassani , prefeitura

Rede Municipal

Na próxima segunda-feira, 14, está previsto o retorno das Escolas Infantis Municipais. A prefeitura garante que todos os professores serão testados. Os alunos que não retornarem para escola continuam com as aulas remotas.

De forma a não ter sobrecarga nas atividades e manter o conteúdo para os estudantes, a Secretaria de Educação já organizou o cronograma dos professores: Educadores Infantis de 30 horas ficarão quatro horas em sala de aula e duas horas à disposição dos alunos online; e os professores de 20 horas ficarão três horas em sala de aula e uma hora em ensino remoto.

Pesquisa Ibope

A volta às salas de aula encontrará resistência no Brasil. Pesquisa do Ibope mostra que para 72% dos entrevistados os alunos só devem retornar presencialmente às escolas depois que uma vacina para o coronavírus estiver disponível. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 31 de agosto, pela internet, com 2.626 brasileiros com mais de 18 anos e das classes A, B e C.

Atualmente, o estado do Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo já liberaram o retorno presencial às escolas. Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco e Pará também já têm datas marcadas: vão do próximo dia 14 até outubro.

Na pesquisa Ibope, 54% concordam totalmente com a afirmação de que o retorno dos alunos à sala de aula deve ocorrer somente quando houver uma vacina; outros 18% concordam parcialmente; 12% não concordam, nem discordam. Outros 7% discordam parcialmente; 6% discordam completamente; e 3% não souberam responder.

Foto capa: Franciele Zanon