Pelo menos 18 escolas de Educação Infantil da rede privada retornaram às aulas em Bento Gonçalves nesta terça-feira, 8 de setembro. Os locais obtiveram autorização da Secretaria Municipal da Saúde, após apresentarem as alterações nas instalações dos educandários, com base nas diretrizes sanitárias e serem aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). Segundo a prefeitura, o retorno dos estabelecimentos é facultativo e as escolas poderão operar com 50% de sua capacidade.

No final de semana, 276 profissionais das escolas realizaram a testagem para identificar se algum deles estava contaminado com a doença ou se já possuía anticorpos da Covid-19. O resultado dos exames mostrou que três profissionais estavam infectados e foram encaminhados para isolamento e tratamento médico.

Na rede Municipal, o retorno às escolas está previsto para a próxima semana. Pais que optarem por não encaminhar seus filhos para os educandários, as aulas seguirão de maneira online. De acordo com a prefeitura, educadores Infantis de 30 horas ficarão quatro horas em sala de aula e duas horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto. Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão três horas em sala de aula e uma hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.

Protocolos limitam número de alunos em salas, refeitórios e transporte escolar

Além do controle de temperatura, distanciamento e uso obrigatório de máscaras, os regramentos limitam a presença de 50% da capacidade total de alunos dentro de vans escolares, refeitórios e salas de aula. A medida, segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, visa facilitar o rastreamento de infectados.

Foto: José Martim Estefanon