Os estudantes são da pré-escola ao ensino médio, em 24 educandários. Na rede estadual os estudantes voltam na quinta-feira, 23 de fevereiro

Na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, cerca de 9.600 alunos de pré-escola ao ensino médio voltam às aulas em 24 educandários municipais de Bento Gonçalves.

A secretária de Educação, Adriane Zorzi, afirma que durante o período de férias escolares, as equipes diretivas, equipe de manutenção da Smed (Secretaria Municipal de Educação) e empresas licitadas realizaram obras, reformas e adequações nas escolas. “Para ampliação e melhoria no atendimento das crianças, muitas destas terão continuidade durante este ano”, conta.

Além disso, a respeito do tamanho da equipe, será preciso aumentar o quadro de funcionários. “Com a ampliação de turmas em tempo integral e de alunos de meio turno, estão sendo convocados professores e outros profissionais, tanto que realizaram o concurso em 2022 como do processo de contratação temporária”, explica.

Durante as férias escolares, os professores e demais colaboradores da rede municipal de educação se prepararam para o retorno. “Em janeiro, 393 profissionais iniciaram as formações em preparação ao ano letivo 2023. Foram auxiliares, educadores infantis, supervisores escolares e orientadores educacionais que participaram de momentos e vivência com temas como práticas cotidianas da infância; formação do educador e do professor, entre outros, e da capacitação para realizar os primeiros socorros”, menciona Adriane.

A secretária ressalta que os momentos de formação promovem reflexão sob o novo olhar para a educação. “Enriquecem a prática pedagógica e qualificam o ‘fazer pedagógico’ objetivando como consequência melhoria da aprendizagem do aluno”, destaca.

Trânsito na volta às aulas

O secretário, Paulo César de Carvalho, afirma que serão intensificadas as orientações e as fiscalizações de trânsito, em decorrência da volta às aulas na próxima semana. “Para nós, da Secretaria de Segurança acoplando a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), sabemos que as crianças do nosso município são os bens maiores e devem estar protegidas diariamente”, frisa.

Conforme Carvalho, a fiscalização do trânsito tem um papel importante, porque evita, em determinados locais e momentos, comportamentos inadequados dos cidadãos que geralmente acabam em acidentes. “Pedimos também, que os próprios condutores e pedestres tenham, diariamente, cuidado pelas vias e calçadas que transitam no decorrer do dia, prestem atenção no fluxo dos veículos e respeitem as normas e as sinalizações que estão expostas pela cidade. Tendo a colaboração de ambos, sem dúvida alguma teremos menos acidentes, e um trânsito melhor”, acredita.

O secretário realça que aposta na educação para o trânsito que visa uma construção de noções sobre os riscos e de consequências. “Além da compreensão de valores como a de proteção de vidas, a segurança, o respeito e o bem comum na convivência social. Os cidadãos devem agir de acordo com as normas, independente da presença de mecanismos de fiscalizações”, conclui.

Datas de retorno

Além da rede municipal, demais escolas também retornam ainda este mês. Nos colégios Marista Aparecida e Cenecista, todas as turmas retornam no dia 13 de fevereiro. No Scalabriniano Medianeira, o retorno será no dia 15 do próximo mês. Já no Sagrado Coração de Jesus, a volta ocorre no dia 13 para alunos da educação infantil e do 6º ao 9º ano; e no dia seguinte, 14, para estudantes do 1º ao 5º ano e do ensino médio. Na rede estadual, as aulas começam na quinta-feira, 23 de fevereiro.