Jane Krüger

Com quanta frequência desejamos viver no paraíso, num lugar perfeito, sem defeitos. E que é o paraíso se não a analogia dos nossos sonhos realizados, nossos desejos sendo concretizados um a um, um lugar de paz e bênçãos infinitas?

Contudo, como já dizia, o Provérbio Romano:.”Se queres a paz Prepare-se para a guerra”. Apesar de parecer contraditório, não existe, meu amor, paz sem guerra. Prosperidade sem trabalho duro. Sucesso sem empenho. Conhecimento sem dedicação. Muitos querem desfrutar o paraíso mas não querem pagar o preço para estar de fato nele. E detalhe, tudo, absolutamente tudo, requer um preço. Um pagamento integral, sem descontos.

Se quero me desenvolver pessoalmente, ter autocontrole, estar acima das adversidades que me cercam, não me deixando afogar nas angústias d’alma, preciso entender que tenho que desenvolver a habilidade de suportar a dor, de enfrentar o desconforto do crescimento e desenvolvimento. Dói. Ah, dói. Mas só isso gera maturidade. Tolerar a dor desenvolve a resiliência, essa capacidade de adaptar-se, resistir sem se quebrar, ser maleável, transpondo as dificuldades e tornando-se ainda mais forte e maduro a partir das adversidades enfrentadas e vencidas. Parar de se mimar, parar de buscar só o que lhe dá prazer te conduzirá a caminhos de paz, a uma colheita abundante em todos os sentidos da vida. Diante disso, pergunto:

  • Qual é a guerra que preciso travar para viver de fato uma vida mais tranquila e abundante?
  • Quais são meus verdadeiros inimigos?
    No texto dos Salmos 144:1-2 encontramos esta bela oração, que pode nos servir de inspiração:

Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador; é o meu escudo, aquele em quem me refugio. Ele subjuga a mim os povos.

Que ao invés de procurar e querer paz e abundância, sem pagar um preço, possamos nos preparar para a guerra que verdadeiramente precisa ser enfrentada e assim, com coragem lutar, batalhar para o que realmente queremos ter e construir o cantinho do paraíso que queremos viver.