A Cooperativa Vinícola Aurora comemorou no dia 14, seus 83 anos de fundação, uma história marcada por evolução, conquistas e superação.
Nascida da união de 16 famílias produtoras da região de Bento Gonçalves, a Aurora é o maior empreendimento vinícola do Brasil.
A Aurora conta com marcas e linhas premiadas no Brasil e no exterior, elaboradas com a produção das 1.100 famílias associadas, cerca de 57 mil toneladas de uvas/ano.
Está presente em todo o território nacional e em mais de 20 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, China e Japão, com seus espumantes e vinhos finos brancos e tintos das marcas Aurora e Brazilian Soul.
A Brazilian Soul foi criada para exportação e vem ganhando cada vez mais espaço nos principais mercados mundiais.
Estima para esse ano de 2014 um faturamento de R$ 320 milhões, diante dos R$ 300 milhões faturados em 2013.
Líder absoluta no mercado brasileiro em sucos de uva integrais, vinhos finos e coolers, a Aurora investe a cada ano na qualidade e na diversificação de todas as suas linhas.
É a vinícola com mais produtos premiados nos concursos internacionais e recebe os maiores e mais significativos reconhecimentos do mercado brasileiro através de prêmios das entidades do varejo nacional.
Reconhecimentos como Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), Amis (Associação Mineira de Supermercados), ASSERJ (Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro), Agad (Associação Gaúcha de distribuidores), AGOS (Associação Goiana de Supermercados), entre outros.
Em 2014, colhe a terceira safra produtiva das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling da Aurora Pinto Bandeira – com as quais elabora os vinhos com Indicação de Procedência daquele terroir de excelência para o cultivo dessas variedades – produção estimada em quase 100 toneladas nesta safra.
A Aurora é uma empresa com a sustentabilidade no seu DNA (pois tem na sua base o trabalho humano de 1100 famílias, cerca de 4,5 mil pessoas), detém os certificados ISO 9001 e o 14001 de gestão ambiental – e no mês de seu aniversário foi recomendada a receber o certificado FSSC 22.000.
A Cooperativa Vinícola Aurora soma importantes conquistas ano a ano, em programas de economia e preservação dos recursos, incluindo economia de vidro, papelão, energia e o tratamento de seus efluentes em estação no Vale dos Vinhedos, devolvendo à natureza, limpa, 100% da água que utiliza.