Atividade faz parte das atrações da Fenavinho e será acompanhada pelos Jogos Coloniais, Desfile Cultural, além uma série de apresentações artísticas

A atração mais emblemática da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), o Vinho Encanado, que enche as taças dos bento-gonçalvenses diretamente de torneiras, reuniu diversas pessoas na praça Via Del Vino na sexta-feira, 20, e segue com intensa programação durante o fim de semana, marcando o início da 17ª edição do evento.

Além da oportunidade de degustar vinhos de qualidade, neste sábado e domingo, 21 e 22, a área central será espaço de encontros regados de shows musicais e de humor. Também ocorrem o Desfile Cultural e a final dos Jogos Coloniais.

Duas grandes representantes da expressão vitícola da Capital do Vinho serão as responsáveis por abastecer as pipas do atrativo. Desta vez, a Vinícola Miolo fornecerá os vinhos tinto (corte de Merlot e Cabernet Sauvignon) e branco (corte de Chardonnay e Viogner), enquanto a Vinícola Aurora seguirá como fornecedora do suco de uva integral (tinto), produzido unicamente com uva e nada mais. As doses de vinho serão comercializadas com 150ml e as de suco, com 200ml.

Conforme o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Junior, as vinícolas fornecem as bebidas como contrapartidas financeiras por serem patrocinadoras. Segundo ele, na última edição do Vinho Encanado, que aconteceu dentro da programação do Bento em Vindima, foram comercializadas 2 mil doses de vinho. “Naquela oportunidade, o evento aconteceu sob outro contexto, com a Festa mostrando seu lado parceira para levar seu nome e marca também para outros eventos, como esse que foi realizado em parceria com a prefeitura. Com isso, quisemos mostrar como a festa também se engaja a outras iniciativas, devolvendo à comunidade parte do que recebe dela. Também, naquela ocasião, foram distribuídas 4 mil doses de suco, gratuitamente. Pretendemos superar esses números, contando com a ajuda de uma programação muito especial, que mobiliza as comunidades de nossos quatro distritos”, enfatiza.

Sobre o sentimento sobre o retorno da festa após dois anos de pandemia, ele ressalta. “A Fenavinho é a nossa essência, é a festa das nossas origens. Nós estamos trabalhando arduamente para entregar uma festividade à altura da importância que ela tem para Bento Gonçalves. Então, vê-la acontecer novamente é jogar luz sobre nossa história, é reverenciar o legado do imigrante e ter a certeza de que nossa comunidade está unida e empenhada em não deixar essa trajetória se apagar”, frisa.

Segundo Cainelli Junior, os resultados das vendas do Vinho Encanado serão empregados no próprio custeio do evento. “São recursos que ajudam a cobrir prestação de serviços, atrações artísticas, transporte, divulgação, entre outros”, aponta.

A comercialização do Vinho Encanado inicia no sábado às 14h e no domingo, às 15h, com encerramento nesses dois dias às 21h.

Jogos Coloniais e Desfile Cultural oportunizam contato com o interior

Ambas as atrações promovem um passeio do interior na cidade, mas, sobretudo, valorizam a essência das origens do povo de Bento Gonçalves. Isso pode ser observado através dos Jogos Coloniais, que terão sua grande final hoje, dia 21, às 15h, com disputas baseadas nos hábitos deixados por eles. São provas de Corrida de barricas; Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Fazendo bígoli; Cabo de guerra; Jogo de ferradura; Encher garrafão com taça; e Mini 48.

Para isso, eles também precisarão se destacar em outro desafio, que soma pontos como a nona prova dos jogos: o Desfile Cultural. No domingo, 22, os distritos passam pela Via Del Vino enaltecendo hábitos e costumes dos imigrantes. Neste ano, cada distrito vai exibir uma temática, previamente escolhida através de sorteio.

O Vale dos Vinhedos vai contar como foi a saída dos imigrantes da Itália e também como ocorreu a chegada deles em terras brasileiras. Os saberes, os fazeres e a diversão desse povo ficarão a cargo do desfile de Faria Lemos. Tuiuty está encarregado de exibir dois grandes legados dos imigrantes, o vinho e a gastronomia. Já São Pedro ficou incumbido de mostrar outras duas grandes bases da resiliência imigrante, a fé e o trabalho.

Gastronomia e apresentações artísticas

Na sexta, dia 20, a abertura do Vinho Encanado trouxe show da Banda Trebbiano e do tenor farroupilhense Dirceu Pastori mostrando seu talento. No sábado, será a vez do humorista Badin, e dos shows musicais de Paloma e Miqui e Beto Malheiros e Família Gaúcha. Já no domingo, ocorre a apresentação teatral “Radicci e Genoveva”, da orquestra de Teutônia e do Rodrigo Soltton.

Fenavinho terá mais um capítulo dentro da ExpoBento

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Fenavinho voltou ao calendário de eventos do município em 2019, após oito anos inativa. A festa, cuja primeira edição ocorreu em 1967, ganhará mais um capítulo em junho. Ao lado da ExpoBento, maior feira multissetorial do país e também uma promoção do CIC-BG, a Fenavinho promoverá a Vila Típica no Parque de Eventos.

Entre os dias 9 e 19 de junho, vinícolas e estabelecimentos gastronômicos compartilham a enogastronomia de Bento Gonçalves em meio a uma programação artística regional que privilegia as origens italianas. A oportunidade é uma ótima opção para aliar cultura com entretenimento e turismo de compra, numa conjunção de fatores que oferece ao visitante mais de 450 marcas expositoras e de 120 atrações culturais, entre elas grandes shows nacionais, como é o caso dos pagodeiros românticos Raça Negra, no dia 11 de junho, e dos sertanejos Fernando & Sorocaba, no dia 15.

A experiência de juntar Fenavinho e ExpoBento já se mostrou acertada em 2000, quando ocorreu pela primeira vez, e em 2019. Agora, tem tudo, novamente, para repetir o sucesso. E enaltecer a festa e a feira, mais uma vez, como grandes marcas de Bento Gonçalves.

O presidente da ExpoBento, Gilberto Durante, destaca que após 36 meses de trabalho para manter as marcas ativas, realizando eventos online e híbridos, a expectativa é muito positiva. “Percebemos que o momento agora é adequado para a retomada definitiva. As pessoas estão ansiosas para se encontrarem e se divertirem. A feira vem cheia de muitas novidades”, garante.

Conforme Durante, todos os espaços da feira já foram comercializados. “Esperamos poder oferecer aos nossos mais de 450 expositores muitas oportunidades de negócios”, menciona. Além disso, mais de 120 shows estão programados nos palcos dentro das arenas gastronômicas, entre artistas locais, nacionais e estaduais.

A previsão é que haja muito público nesta edição, superando a quantidade de 2019 e uma das estratégias é a venda antecipada com valor especial de R$ 5. “O cenário é de muito otimismo. Esperamos contar com grande representação política e empresarial nos nossos eventos”, sublinha.

A montagem da feira iniciou na última semana, em 16 de maio. “Estamos realizando os convites às autoridades federais, estaduais e regionais. Além disso, visitamos todos os nossos patrocinadores que são estratégicos para a realização dos nossos eventos, além de todos os órgãos de comunicação que muito nos auxiliam na divulgação e promoção da ExpoBento e da Fenavinho”, relata.